Era a virada para a década de 90, e o Paralamas estava em franca evidência nas paradas brasileiras. Vinham do grande sucesso de "Big Bang", puxada pela ótima música "Perplexo" (com tons caribenhos) e a excelente balada "Lanterna dos afogados". Por conta disso, começam a mirar alto: lançam o audacioso disco "Os Grãos" e fazem turnê pela América Latina. Na Argentina, fazem um tremendo sucesso. Aqui, apesar de lotarem os shows, vendem pouco.
domingo, 31 de julho de 2011
#307 Paralamas do Sucesso, "Os Grãos"
Letra e música do Navegante às 08:27 0 comentários
Marcadores: paralamas do sucesso, pop brasil, Rock, ska
sábado, 30 de julho de 2011
#306 Marcelo D2, "À Procura da Batida Perfeita"
Letra e música do Surfista às 08:47 0 comentários
Marcadores: Marcelo D2, MPB, Rap, Samba
sexta-feira, 29 de julho de 2011
#305 Muse, "Black hole and revelations"
Graças a esse disco pude conhecer o Muse. Banda inglesa um pouco diferente das demais que eu curto (e consequentemente do britpop que por lá reinou nos anos 90): usam e abusam da melancolia, mas de forma mais agressiva, quase descambando pro heavy metal. Mas o som deles não é só isso, logo posso parecer injusto com essa definição. Nesse disco por exemplo alguns arranjos são bem elaborados (como na música "Knights of Cydonia", que lhe dão um ar meio épico), lembrando um pouco músicas do que costumam chamar de gothic metal ou coisa parecida.
Letra e música do Navegante às 08:28 0 comentários
Marcadores: alternative, alternative rock, muse
quinta-feira, 28 de julho de 2011
#304 Metallica, "Reload"
Letra e música do Surfista às 07:45 0 comentários
Marcadores: Hard Rock, Heavy Metal, Marianne Faithful, Metallica, Rock
quarta-feira, 27 de julho de 2011
#303 Nirvana, "Incesticide"
Antes de mais nada, obrigado São Google! Eu jurava que eu ou o Surfista já tínhamos falado desse disco, e graças a nosso amiguinho buscador pude reparar o engano a tempo de fazer as honras. Para muitos, o grande disco do Nirvana é o "Nevermind". Realmente um discaço! Para outros (eu inclusive), nenhum barra o jeitão meio folk meio anos 70 revisitado do "Unplugged in New York". Mas eu quase aposto que na lista de qualquer fã da banda esse disco tem lugar cativo.
Letra e música do Navegante às 08:01 2 comentários
Marcadores: alternative rock, Grunge, Nirvana, punk rock
terça-feira, 26 de julho de 2011
#302 Metallica, "Load"
Letra e música do Surfista às 07:44 1 comentários
Marcadores: Hard Rock, Heavy Metal, Metallica, Rock
segunda-feira, 25 de julho de 2011
#301 Queen, "Greatest Hits vol. 1"
Mais um da série: "por que não falei deles antes?". Apesar de terem sido uma das bandas mais emblemáticas dos anos 70 / 80 e terem feito um puta sucesso por aqui (inclusive com um show memorável no Rock in Rio I), eu demorei pacas a conhecer de verdade a discografia deles. Sei lá, acho que pelo fato de meus irmãos mais velhos não serem muito fãs. Mas eu só vim a descobrir o Queen DE VERDADE no início dos anos 90.
Letra e música do Navegante às 08:30 1 comentários
domingo, 24 de julho de 2011
#300 Elvis Presley, "30 #1 Hits"
Letra e música do Surfista às 09:42 1 comentários
sábado, 23 de julho de 2011
#299 UB40, "Promises and lies"
Nunca fui um grande fã de reggae, mas curto ouvir algumas músicas em determinadas ocasiões. Costumo dizer que é um estilo de música sazonal: bom pra ouvir no calor do verão, de preferência curtindo uma preguiça à beira da praia. Dentro do estilo, tenho cá minhas preferências: alguma coisa mais roots (Bob Marley era um gênio!) e algumas variações do tema - inclusive as nacionais.
Letra e música do Navegante às 08:54 1 comentários
sexta-feira, 22 de julho de 2011
#298 Kings of Leon, "Only by the Night"
Letra e música do Surfista às 08:25 0 comentários
Marcadores: alternative rock, Indie, indie rock, Kings of Leon, Rock
quinta-feira, 21 de julho de 2011
#297 Skank, "Siderado"
Quando lançou esse disco, o Skank não era mais nenhum debutante. Com carreira consolidada no cenário musical brasileiro, a banda chegou com esse quarto trabalho cheia de moral. Depois do álbum independente de estréia (do qual eu falo um dia se o Surfista não falar), os mineirinhos do Skank fizeram dois grandes discos ("Calango" e "O Samba Poconé") e arrebentaram nas paradas brasileiras mesclando pop com reggae.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
#296 Cake, "Fashion Nugget"
Letra e música do Surfista às 09:00 0 comentários
Marcadores: alternative rock, Cake, Country, favoritos do blogueiro SP, pop rock
terça-feira, 19 de julho de 2011
#295 DJ Janot, "O som brazooka do DJ Janot - Vol. 1"
No início dos anos 2000, tive uma "recaída" na minha vida noturna. Mas ao contrário dos anos 90, as noitadas embaladas por música eletrônica (o dance bate-estaca que permeava as rádios na época) deram lugar a boates com som mais alternativo. Nessa época, eu era figurinha fácil na festa Loud! e na festa Paradiso (ambas baseadas em rock alternativo, grunge e afins). Mas a convite de colegas de trabalho, fui conhecer a festa Brazooka, que rolava toda sexta-feira na Casa da Matriz (casarão em Botafogo cuja programação era tudo menos modinha).
Nos primeiros 2 anos de existência, a festa era a melhor opção da noite do Rio, tanto pra quem queria só curtir quanto para uma azaração sadia. Mas como toda opção boa da noite carioca, depois de algum tempo começou a ter homem demais, e com o excesso, as brigas. Uma pena.
Letra e música do Navegante às 08:24 1 comentários
Marcadores: dance, dj janot, drum 'n bass, MPB, remix
segunda-feira, 18 de julho de 2011
#294 The Rolling Stones, "Stripped"
Letra e música do Surfista às 09:19 3 comentários
Marcadores: Acústico, Rock, The Rolling Stones
domingo, 17 de julho de 2011
#293 Midnight Oil, "Diesel and dust"
Muito antes de conhecer o Midnight Oil, ouvia músicas da banda sem saber de quem era. Duas delas constam nesse CD, na minha opinião um dos melhores (senão o melhor) da banda. Mas por n questões, eu comprei primeiro o Blue Sky Mining, do qual falei aqui. Depois dele, comprei o "10, 9, 8, 7, ...", que também gostei bastante. E nada de comprar o álbum mais falado dos Oils.
Letra e música do Navegante às 08:10 0 comentários
Marcadores: australian rock, Midnight Oil, surf music, surf rock
sábado, 16 de julho de 2011
#292 U2, "The Best of 1980 - 1990 & B-Sides"
Um pedacinho do disco
sexta-feira, 15 de julho de 2011
#291 Gang 90 & As Absurdettes, "Essa tal de Gang 90 e As Absurdettes"
Pode-se dizer que Gang 90 foi um dos precursores do grande boom do pop / rock / new wave brasileiro nos anos 80. Eu era um mero fedelho, e um fedelho noveleiro. Por isso mesmo conhecia uma música chamada "Nosso louco amor", que era tema de uma novela das 8 (chamada 'Louco Amor' mesmo, se não me engano do Gilberto Braga).
quinta-feira, 14 de julho de 2011
#290 Coletânea, "Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio"
Letra e música do Surfista às 10:21 0 comentários
Marcadores: Adriana Calcanhotto, Alceu Valença, barao vermelho, brock, Caetano Veloso, cidade negra, Nenhum de Nós, Ney Matogrosso, raul seixas, Rock, RPM, Ultraje a Rigor
quarta-feira, 13 de julho de 2011
#289 Gabriel o Pensador, "Gabriel o Pensador"
Uma coisa eu posso dizer para meus (futuros) filhos: eu vivi para ver nascer a genuína música de protesto. Não foi nada assim glamouroso como acompanhar o embate entre Chico Buarque a censura, ou mesmo os militares no cerco a Vandré. Mas fui da época dos caras pintadas (embore eu ache que o "movimento" tenha sido muito menos do que pintam os documentários da época). E nessa época houve um tal Gabriel o Pensador que lançou nas rádios uma música polêmica: "Tô feliz (matei o presidente)".
Letra e música do Navegante às 08:30 1 comentários
Marcadores: gabriel pensador, pop br, Rap
terça-feira, 12 de julho de 2011
#288 R.E.M., "Collapse Into Now"
Letra e música do Surfista às 08:43 1 comentários
Marcadores: alternative rock, Indie, R.E.M., Rock
segunda-feira, 11 de julho de 2011
#287 The Smiths, "Best...II"
Como falei anteontem, inocentemente comprei o "Best...I" do Smiths sem grandes expectativas e fiquei amarradão com o que eu ouvi. Mas como eu não tinha muito fôlego financeiro na época, tive que esperar um tempinho até comprar o volume II. Muita expectativa, pois este tinha mais músicas conhecidas do que o I (ps: até hoje não sei por que cargas d'água comprei o I primeiro se eu conhecia muito mais coisa do II, mas tudo bem).
Letra e música do Navegante às 08:36 0 comentários
Marcadores: britpop, eighties, pop rock, the smiths
domingo, 10 de julho de 2011
#286 Jorge Ben, "23"
Letra e música do Surfista às 08:20 0 comentários
Marcadores: Jorge Ben, MPB, Samba, Samba Rock
sábado, 9 de julho de 2011
#285 The Smiths, "Best...I"
Num dos meus passeios pela Americanas em 1993, vi duas coletâneas do Smiths pra vender: essa aqui e o volume II. Até então, conhecia somente o que tocava nas rádios: "This charming man" (deste disco), "Bigmouth strikes again", "Girl afraid" e "Ask me" (do outro disco). Comprei esse aqui primeiro, já que os dois não cabiam no meu bolso. E foi aí que eu REALMENTE descobri o Smiths!
Desde a primeira audição, fiquei vidrado praticamente no disco inteiro. Percebi nesse punhado de músicas as várias nuances do grupo: desde músicas mais dançantes ("This charming man"), passando pelo pop sombrio de "How soon is now?" (sei lá, sempre achei essa meio gótica) até músicas mais melancólicas ("Please, please, please let me get what I want"). As únicas que achei meio chatinhas foram "Stop me if you think you've heard this one before" e "Girlfriend in a coma".
Engraçado que eu na época tinha o costume de fazer coletâneas em fita cassete misturando várias coisas, mas gostei tanto desse disco que gravei inteirinho numa fita. Me acompanhava sempre nos meus trajetos de ônibus, já que eu ainda não tinha carteira de motorista nem muito menos carro (apesar de já ter idade). E era um dos CDs que eu gostava de ouvir enquanto jogava games de computador (na época, jogos com som eram para os abastados donos de uma SoundBlaster)
Letra e música do Navegante às 08:58 1 comentários
Marcadores: britpop, new wave, pop rock, the smiths
sexta-feira, 8 de julho de 2011
#284 Silverchair, "Neon Ballroom"
Letra e música do Surfista às 08:52 1 comentários
Marcadores: alternative rock, Rock, Silverchair
quinta-feira, 7 de julho de 2011
#283 Trilha Sonora, "Uma lição de amor (I am Sam)"
Lançado em 2001, o filme "Uma lição de amor" nos traz uma história comovente: o personagem Sam (interpretado por Sean Penn) tem um problema de retardo que lhe confere o desenvolvimento mental de uma criança de 7 anos. Sam leva uma vida normal dentro de suas limitações (trabalha na Starbuck's fazendo tarefas banais) e tem uma filha de 7 anos (abandonada pela mãe), que ele cria a duras penas com a ajuda de amigos. Por conta de um "acidente", Sam é preso, e em virtude de suas limitações começa uma batalha judicial onde as autoridades questionam sua competência para criar a filha Lucy e tentam tomar-lhe a guarda.
Ok, eu não estou aqui para falar de cinema, certo? Mas esse preâmbulo foi necessário: uma das características principais de Sam é ser totalmente aficcionado pelos Beatles. Tanto que sua filha foi batizada com o nome de Lucy Diamond, em homenagem à música célebre do disco "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band". E em consequência disso, a trilha sonora é uma ótima coleção de versões de músicas dos Beatles cantadas por artistas contemporâneos.
Eu que sou um declarado purista quanto a covers (já falei isso aqui outro dia) gostei bastante da trilha sonora como um todo. Destaque para "You've got to hide your love away" (Eddie Vedder), "I'm looking through you" (The Wallflowers, que são mais conhecidos pela música tema do seriado Friends), "Lucy in the sky with diamonds" (Black Crowes) e "Blackbird" (Sarah McLachlan, divina)
A música que mais ouvi neste disco
"You've got to hide your love away"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A idéia original de Sean Penn (que além de interpretar Sam é o diretor do filme) era usar canções originais dos Beatles no filme, e consequentemente na trilha sonora. No entanto, a questão dos direitos autorais das músicas da banda ainda eram um imbróglio insolúvel (não sei se isso mudou, mas acho que não), e por isso ele optou por chamar alguns artistas para gravar as versões. Na minha opinião, deu um tchan a mais - eu por exemplo já tinha o CD há muito tempo quando vi o filme.
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 09:02 0 comentários
Marcadores: Beatles, eddie vedder, Trilha Sonora, Wallflowers
quarta-feira, 6 de julho de 2011
#282 The Cranberries, "Wake Up and Smell the Coffee"
Letra e música do Surfista às 08:29 3 comentários
Marcadores: alternative rock, Pop, pop rock, The Cranberries
terça-feira, 5 de julho de 2011
#281 10,000 Maniacs, "MTV Unplugged"
Esse CD quando lançado foi figurinha carimbada na maioria das reuniões de amigos que participei nos anos 90. Eu conhecia pouco dos maniacs, mas ao que parece esse acústico fez muito sucesso. Tanto que "Because the night" tocava até em algumas boates (versão remix, claro). Mas pra mim, o 10,000 Maniacs sempre me pareceu como uma banda com som muito parecido com o R.E.M., só que com menos pegada.
Não sei bem qual a fórmula, mas talvez tenha sido o conjunto arranjo pop rock (tendendo ao folk) e o belo vocal feminino de Natalie Merchant. Só sei que esse disco do 10,000 Maniacs na época era uma das poucas unanimidades entre meus amigos: tanto mulheres quanto homens se amarravam nas músicas, especialmente pra fazer um clima lounge.
Não cheguei a me empolgar muito pra comprá-lo, ou me empolguei e achei muito caro, sei lá. Mas a minha cópia eu consegui mediante um escambo: emprestei uma coletânea de raps para um amigo, que me emprestou esse CD. Como ele perdeu o meu, acabei confiscando esse pra mim. :D É um CD delicioso para uma tarde de chuva fina, friozinho, almoço caseiro, uma boa companhia... "These are days", que abre o disco, é uma das que mais curto. Merecem destaque também "Jezebel" e "Candy Everybody Wants".
A música que mais ouvi neste disco
"Because the night"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este foi o último trabalho da banda com Natalie Merchant nos vocais. Logo após o lançamento do CD / vídeo, Natalie saiu em carreira solo. A única coisa legal que eu lembro de ter ouvido da carreira solo dela foi um cover de "To sir with love", fazendo dueto com o Michael Stipe (do R.E.m.). Uma pena, preferia ela no 10,000 Maniacs.
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 08:26 1 comentários
Marcadores: 10000 maniacs, alternative rock, folk rock, mtv unplugged, natalie merchant, pop rock
segunda-feira, 4 de julho de 2011
#280 Elba Ramalho, "Solar"
Letra e música do Surfista às 09:01 1 comentários
Marcadores: Elba Ramalho, Forró, MPB, Pop
domingo, 3 de julho de 2011
#279 Vários, "Rei - Tributo a Roberto & Erasmo"
Eu normalmente curto muito tributos. Na maioria das vezes, são músicos influenciados por algum artista fodão que se juntam para fazer releituras de seus sucessos. No entanto, muitos desses tributos se perdem por serem meros covers do artista original, ou por excesso de licença poética nas adaptações. Esse aqui no entanto acertou na mão em cheio!
Letra e música do Navegante às 08:58 2 comentários
Marcadores: erasmo carlos, Jovem Guarda, pop rock br, Roberto Carlos
sábado, 2 de julho de 2011
#278 Nando Reis, "Luau MTV"
Letra e música do Surfista às 08:15 1 comentários
Marcadores: Acústico, MPB, MTV, Nando Reis, pop rock
sexta-feira, 1 de julho de 2011
#277 Phil Collins, "Serious Hits... Live"
Sabe aquela fama de que baterista é aquele cara quieto da banda, meio fechadão, que muitas vezes é o ponto de equilíbrio entre os egos dos mais estrelas (especialmente guitarista e vocalista)? Pois o Phil Collins é a exceção que confirma a regra. Era o batera de uma banda cascuda (Genesis), mas quando seu vocalista saiu em carreira solo (um tal de Peter Gabriel, conhecem?), Phil assumiu os vocais e arrebentou. Algum tempo depois, saiu ele em carreira solo e, na minha humilde opinião, fez muito mais sucesso do que seu ex-companheiro de banda.
Letra e música do Navegante às 08:28 3 comentários
Marcadores: genesis, phil collins, Pop