BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 15 de abril de 2011

#200 Bob Marley, "Legend"

Eis as 365 rotações chegam à sua 200ª edição...

Neste dia especial, escolhi um CD que está no inconsciente coletivo e que faz parte da minha e da sua história. "Legend", do cabuloso Bob Marley, é um desses discos que deu um bico nas fronteiras musicais e foi ouvido por estudantes, roqueiros, maconheiros, hippies, playboys, patricinhas, velhos, crianças, pagodeiros e por aí vai. "Legend" faz jus ao título e é realmente legendário.

Bom, o álbum, lançado na primeira metade dos anos 1990, é uma coletânea com as canções mais populares de Bob Marley. Entre as 14 memoráveis faixas, você pode se deliciar com "No Woman No Cry", "Is This Love", "Redemption Song", "Three Little Birds", "One Love", "Buffalo Soldier", "Could You Be Loved", "I Shot the Sheriff", "Waiting in Vain", "Stir it Up", "Satisfy my Soul", "Get Up Stand Up", "Exodus" e "Jamming". Ufa! Fiz questão de copiar todas as faixas para você ter a noção que o repertório de "Legend" é a versão fonográfica da seleção brasileira de 1970. Só craque!

"Legend" surgiu na minha biografia no verão de 1993, se não me engano. Foi presente do meu irmão. Um dos poucos discos que meu irmão me deu em toda vida. Enfim, ouvi este CD até incomodar. Bob Marley se adequou a vários momentos especiais. Ele me acompanhou no 2º grau, animou festinhas da faculdade, embalou viagens para Cabo Frio e Búzios, me acalmou em engarrafamentos na Lagoa-Barra e sei que estará presente em muitos outros capítulos. É um clássico na mais plena concepção da palavra.

A faixa que mais ouvi neste disco
Cante comigo, "don't worry, about the thing. 'Cause every little thing is gonna be alright". O otimismo e a felicidade de "Three Little Birds" é de arrepiar.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Passei o verão de 1997 em Cabo Frio. Naquela época, não tinha iPod, então só nos restavam quatro ou cinco discos, entre eles "Legend", é claro. Conseguimos capturar algumas vizinhas para o apartamento e tacamos o Bob na vitrola. Lá pelas tantas, uma das mineiras ouviu e soltou essa: "ih, Bob Marley. Vocês tem um beque aí?". Eu mereço.

Um pedacinho do disco

5 comentários:

Maria disse...

Is this love tá nesse CD e é... nossa, é a música que tava tocando quando dei o primeiro beijo no maior amor da minha vida.

uaaaaaaaau, maria se declarando aqui!

verão de 1994 isso.

a gente ouvia muito, muito, muito bob marley.

jah bless!

Navegante disse...

Discaço ! Já embalou várias viagens minhas também (mas era disco de terceiros, eu nunca cheguei a ter esse CD)

Navegante disse...

Maria, quanto media esse seu amor da vida? Mais de 2,0m ? rs

Maria disse...

uns 10 anos. tá bom?

Surfista disse...

Se fizessem um "popômetro" (de pop, não de popozão), "Legend" estaria nas cabeças. Reafirmo o que escrevi: poucos discos fazem tanto sucesso entre tão diferentes públicos. Fenômeno!