BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 11 de abril de 2011

#196 Teresa Cristina, "A Música de Paulinho da Viola"

Com o advento do pagode-power-ranger (aquele com cinco ou seis caras tocando músicas de corno), me afastei consideravelmente do samba. Aliás, nunca fui um grande seguidor do batuque carioca. Só que sou um fã de carteirinha do Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. Dentre os citados, poucos conseguem ser tão elegantes quanto Paulinho da Viola. Talvez apenas o incomparável mangueirense Cartola, mas é briga de cachorro grande. Dentre a nova geração da MPB, a talentosa Teresa Cristina estreiou com um disco ousado: um tributo à obra do nobre portelense.

No Rio de Janeiro, a Lapa é um tipo de universidade do samba. Novos artistas surgem ou desaparecem nas vielas e bares do bairro. Teresa Cristina é criada, graduada, pós-graduada e mestra na Lapa. Com talento e sensibilidade, ela abraçou a obra de Paulinho como quem tem a certeza de que estava com a oportunidade da sua vida. Ao lado do fiel Grupo Semente (também originário do centro do Rio), Teresa cria no álbum duplo "A Música de Paulinho da Viola" uma homenagem à altura do mestre.

Teresa achou o ponto certo para ser uma versão de saias de Paulinho. Até vascaína ela é. O repertório também foi corretíssimo. Além das imortais "Meu Mundo É Hoje", "Pecado Capital", "Para Ver as Meninas", "Guardei Minha Viola", "Argumento" e "Coração Leviano", a cantora e sua banda resgataram chorinhos deliciosos como "Inesquecível". No fim das contas, vejo "A Música de Paulinho da Viola" como o encontro das criações de um ícone da nossa música com a sensibilidade de um talento real da MPB.

A faixa que mais ouvi neste disco
Adoro "Para Ver as Meninas", que ainda conta com a participação luxuosa do grupo Época de Ouro.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Um dia, entrevistei Teresa e tietei. Meu disco tem um autógrafo da moça que diz assim: "Douglas, que a música possa trazer à tona um pouco mais de paz e alegria. Um grande abraço. Teresa Cristina".
Teresa não gravou "Dança da Solidão". Segundo ela, Marisa Monte interpretou a versão definitiva desta canção.

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Lu Oliveira disse...

Oi,
Achei essa postagem enquanto procuava assuntos relacionados à Teresa Cristina. Muito boa!
Abraços,
Lu Oliveira
www.luoliveiraoficial.com.br