BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 16 de abril de 2011

#201 Alceu Valença, "Ao vivo em todos os sentidos"


Esse foi o primeiro registro em vídeo de um show do Alceu Valença a ser vendido (o DVD, no caso), e o 24º disco da carreira desse músico pernambucano que eu aprendi a gostar (e muito). Gravado num show realizado na Fundição Progresso em 2002, numa época em que eu ainda olhava torto para os grandes artistas da música nordestina. No máximo, curtia alguma coisa do Gilberto Gil e tive aquela fase micareteira que eu posso considerar como 'passeio musical pelo nordeste'.

Em relação ao Alceu, até então ele pra mim era o autor de algumas ótimas músicas (como "Anunciação", que eu vim a conhecer e gostar nesse mesmo 2002). Mas nada que me tirasse de casa pra ver um show. Passaram uns meses, e em 2003 Alceu volta ao Rio (ps: ele mora em Recife mas é figurinha fácil no Leblon. Às vezes acho que ele mora aqui e passeia lá :D), e faz um show para lançamento do CD e do DVD no Canecão.

No dia, eu tinha programado com a então namorada um passeio pela cidade pra aproveitar o dia ensolarado (mais precisamente, uma visita ao Pão de Açúcar, aproveitando a promoção Carioquinha). De noite uma amiga nos chama pra sair e fala do show, e eu meio que vou no embalo das duas. Não poderia ter sido mais oportuno: foi um showzaço! Alceu tocou o CD inteiro seguindo a ordem das músicas e esbanjou presença de palco e simpatia. Saí do Canecão totalmente fã do cara. Pouco tempo depois, comprei o CD e joguei pra dentro do meu MP3 player. De lá pra cá, sempre tem pelo menos 3 músicas desse disco no MP3 player.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Solidão", "Anunciação" e "Tomara", seguindo a sequência

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Anunciação" embalou momentos muito marcantes da minha vida desde esse fatídico 2002, e depois que ouvi o banga tocá-la pela primeira vez (e depois vir a tocá-la pela primeira vez num show), entrou para o rol das minhas Top5 of all times

Um pedacinho do disco:

1 comentários:

Surfista disse...

Alceu é mestre! Sem mais