BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 5 de abril de 2011

#190 Coletânea, "Sem Fronteiras"

Em 1999, "Last Kiss" bombou nas rádios. A canção era fúnebre, triste, melancólica, deprê e o mais dark possível. Para você ter uma ideia, a letra conta o desespero de um garoto que perde a namorada em um acidente de carro. A menina morre em seus braços e em seu último suspiro pede que ele a abrace mais.

Brrrr... arrepio...

No entanto, com tudo para dar errado, deu certo. A melodia era deliciosa e tocou horrores no eixo Rio-São Paulo. "Last Kiss" não fazia parte do repertório de nenhum disco do Pearl Jam, mas aposto que ela alavancou as vendas do bem intencionado "Sem Fronteiras", lançado em benefício dos refugiados da guerra do Kosovo. Em 18 faixas, alguns pesos pesados do rock e do pop levantaram esta bandeira e colocaram seus gogós a serviço de um bem maior. Com músicas inéditas ou não, "Sem Fronteira" reuniu o já citado Pearl Jam, Alanis Morissette, Oasis, KORN, Jamiroquai, Neil Young, Rage Against the Machine, Bush, Black Sabbath, Wallflowers, Peter Gabriel, Ben Folds Five, Tori Amos, Sarah McLachlan e Indigo Girls. Pausa para respirar. Na versão brasileira, Mestre Ambrósio e Dread Lions entraram na brincadeira.

"Sem Fronteiras" tem o apelo humanitário e um repertório politicamente correto, sem graaaandes surpresas. Pela diversidade de artistas envolvidos, o repertório é muito plural, com voos sobre o rock pesado, acústicos, mela-cuecas, popzão clássico e por aí vai. Com tantas variações sonoras, não guardei uma memória especial sobre ele, mas valeu desenterrar este disco para escrever esta resenha.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Last Kiss", sem sombra de dúvida. "Go", do Indigo Girls é o tesourinho escondido lá no meio do CD.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Além de "Last Kiss", o Pearl Jam colocou outro mimo no repertório de "Sem Fronteiras". No clima pacifista do CD, Eddie Vedder e sua trupe regravaram "Soldier of Love", dos Beatles. Ficou muito legal!
Entre o final de 2010 e início de 2011, o nosso querido planetinha foi varridos por uma cacetada de guerras e catástrofes naturais. Muita gente morreu ou perdeu tudo que tinha. Acho que uma segunda edição do "Sem Fronteiras" seria oportuna.

Um pedacinho do disco

2 comentários:

meio vazio! disse...

eu tenho esse cd.... curto muito! desde que lançou, nunca se tornou obsoleto para mim, raro!!

Surfista disse...

Olá Meio Vazio! Concordo! Acho que não ficou obsoleto de forma alguma. Quando coloquei para rodar, ele ainda tinha frescor de novidade. Algumas faixas ficaram clássicas.