BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 28 de setembro de 2010

#001 Pearl Jam, "Ten"

Há muito tempo atrás, ao voltar de um intercâmbio nos Estados Unidos, um amigo trouxe três discos na bagagem. Todos os três se tornaram importantes para mim em diferentes momentos, mas o primeiro e mais arrasador foi "Ten", álbum de estreia do Pearl Jam.

Era início dos anos 1990 e a cena grunge bombava. Nos colégios do Rio, a onda para os moleques era usar camisa de flanela, jeans rasgado e o cabelo maltratado. Eu, CDF magrinho de óculos, não fazia parte da gangue dos cabeludos que grunhiam, mas ouvia Nirvana, Soundgarden, Raul Seixas e até Bon Jovi. Entre todos, foi o Pearl Jam que me encantou pra valer.

Fosse nas músicas mais pesadas ou nas canções melodiosas, a voz de Eddie Vedder reverberava sinistramente no meu walkman. "Jeremy", "Alive", "Black" e "Even Flow" viraram clássicos obrigatórios e ajudaram o Pearl Jam a se tornar a minha banda favorita até hoje.


A faixa que mais ouvi neste disco
"Black". Melancólica, sofrida e corna, a canção fica visceral na voz rasgada do Eddie. E ainda tem uma parada pessoal, que conto mais abaixo.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
No dia em que me matriculei no curso de comunicação social da PUC, em 1996, passei despretensiosamente na extinta Gramophone do Shopping da Gávea. Comprei dois CDs: o "Ten", do Pearl Jam, e o "Smash", do Offspring. Adoro ambos até hoje.
No meu último churrasco de colégio, já cheio de cerveja na cabeça e hormônios fervilhando, eu tomei um toco memorável. A menina me dispensou ao som de "Black", faixa 5 do CD.

Um pedacinho do disco:

9 comentários:

Unknown disse...

Eu usava camisa de flanela e bermudão. Ouvia muito o trio Nirvana - Pearl Jam - Soundgarden. Mas acho que o que mais me influenciou foi o Nirvana. "Nevermind" mexeu comigo de uma forma avassaladora...

Abs!

Rui Santos disse...

Ten é o que há mesmo...tô contigo em mais essa empreitada, Surfista, abraço!

Unknown disse...

Ten foi O álbum da cena grunge pra mim. Eu achava meio ridículo brasileiro, cariocas em especial, com bermudas de flanela, mas gostava da músicas. Evenflow é a minha favorita nesse álbum. Na minha opinião, o Pearl Jam não fez outro disco igual a esse, mas repetir um sucesso inicial é muito difícil, mesmo. Adorei a primeira escolha, Edu. Parabéns

Surfista disse...

Estreia é estreia. Seja no trabalho novo, na faculdade, no palco, no campeonato... rola mesmo um nervosismo, por menor que seja. Escolhi o "Ten" para o meu debut pela sua importância em minha biografia e por ser um senhor CD.

Obrigado pelos pitacos! Vem aí muito mais música!

Navegante disse...

Ten pra mim também foi marcante, mas foi muito bem representado aqui pelo amigo Surfista. Não cheguei a me 'flanelar', mas tive uma época que eu SÓ escutava música grunge. Chegava a ser chato :D

Aguardem que vem muita coisa boa por aí ainda

Maria disse...

eu também usava camisa de flanela, roubada do armário do meu pai...

tinha um coturno (de mulherzinha, é claro)...

eu gostava (gosto) de jeremy...

nossa... eu fiz umas coisinhas quando ouvi esse CD pela primeira vez... hahahaha

bom lembrar da época da inocência!

Surfista disse...

Rapaz, não usei camisa de flanela nem bermudão xadrez. Na verdade, comprei uma camisa de flanela neste fim de semana no estilo grunge total. Nostalgia no guarda-roupas.

Surfista disse...

Maria, que coisinhas? #pervo

Renata Fern disse...

Estou desde ontem tentando colocar a minha memória em dia pra comentar este CD. Eu e todo mundo da minha geração, e não necessariamente desta geração, fomos contagiados pelo rock grunge da época. Não tivemos escapatória e isso foi muuuuito bom. Eu cheguei a ter um all star amarelo, mas confesso que não gostava, tive 3 camisas de flanela que usei até acabar, a mais bonita inclusive uma amiga minha me roubou. O fato é que nenhuma das minhas roupas perteciam a um estilo só, eu estava crescendo, descobrindo a vida... Ouvi muito Even Flow, Alive, black. Eu e meus primos colecionávamos a revista Bizz Letras traduzidas, que também vinha com umas fotos maneiríssimas, nós adorávamos!!! E quando entrei na faculdade esse mesmo álbum ainda bombava, ou melhor, ainda bomba! :)
Rê.