BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

#002 U2, "Achtung baby!"

Anos 90 começando... O U2, sumido desde o premiadíssimo “Rattle and Hum”, reaparece na cena musical tentando rumar para uma nova estrada: o rock honesto e melódico de sempre, mas com cada vez mais efeitos nas músicas. Ficou claro para quem se acotovelou em casa e aguardou a 1ª exibição do clipe de “Fly”: The Edge dessa vez estava abusando dos pedais. Os mais puristas torceram o nariz e reclamaram das claras influências eletrônicas nos arranjos e na produção, mas posteriormente se renderam a competência do álbum como um todo. Eu, um mero estudante do 2º grau e mais um entre milhares de fãs da banda, mergulhei de cabeça no álbum.

Fly”, a que abriu os trabalhos na MTV Brasil (que naquela época era genuinamente uma ‘Music Television’) e depois “Misterious ways”: o U2 parecia ter acertado em cheio. Rapidamente, grudou na mente dos fãs e chegou às paradas de sucesso, apesar de todo o chororô dos puristas. Mas ao contrário da maioria dos discos naquela época, esse não era um CD de apenas 2 hits e um monte de músicas conceituais e autorais (que eu estou longe de ser contra, muito pelo contrário). Algum tempo depois vieram mais 3 hits: “Even better than the real thing” (que tem um clipe muito bem produzido mas que causa vertigem em alguns), “Who’s gonna ride your wild horses”, baladinha mais ao estilo das músicas antigas, e “One”, ao meu ver uma das músicas mais lindas já feitas no pop/rock mundial. Ainda assim, destaco outras sensacionais deste disco: “Until the end of the world”, que também segue o estilinho U2 anos 80 de ser, a introspectiva “Acrobat” e a ótima “Ultraviolet (light my way)”, que aparece na trilha sonora dos filmes “Click” (comédia do Adam Sandler) e “O Escafandro e a Borboleta” (drama francês muito conceituado).

A faixa que mais ouvi neste disco
Algo muito difícil de se dizer nesse disco, com tantos hits importantes, mas arrisco a dizer que foi “Misterious ways”, dedicada a cada mulher complicada e perfeitinha (oops! Isso é outra música!) que me deparei na vida

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Um dos fortes motivos de eu entrar de cabeça nesse disco foi uma colega de colégio que era apaixonada por U2, e como início de approach falar sobre o Achtung baby foi a melhor estratégia. Mas no final das contas não tive nada com ela, mas foi “One” a trilha sonora de um beijo memorável, numa festinha nos idos de 1992

Um pedacinho do disco:

11 comentários:

Surfista disse...

Acredita que nunca ouvi este disco inteiro?

Renata Fern disse...

Na minha humilde opinião, 'Achtung baby' é a pepita do U2. :)Eu me lembro nitidamente de uma das melhores férias que tive no apartamento da minha bisavó no Arpoador. A vida se resumia num biquini, chinelo, praia o dia inteiro e MTV. Misterious ways, One, Ultraviolet, eu acho que Ultraviolet é a minha preferida, até porque me lembro de um beijo que me tirou o fôlego pela primeira vez, aí não sei se foi por causa da música, do menino que era lindo, ou por causa dos hormômios sexuais que exalávamos.. hahaha... Isso pode ter acontecido também enquanto ouvíamos Until the end of the world, sei lá. O CD fazia parte do nosso dia a dia. :) Alguns anos depois, passei um final de semana na casa de uma amiga da faculdade que estava indo pra Alemanha toda chorosa e nós duas aprontamos muito ouvindo esse CD. Foi um porre inesquecível de tequila e U2! :)
Rê.

Renata Fern disse...

Quase esqueço...
♫ Who's gonna ride your wild horses? Who's gonna drown in your blue sea? Who's gonna ride your wild horses? Who's gonna fall at the foot of thee?

:)

Surfista disse...

Bonito isso! Esse humilde bloguinho está cumprindo a sua função: resgatar memórias musicais dos leitores!

Maria disse...

deusumelivre esse negócio de amiga que vai pra alemanha + tequila... hahahah... sei beeeeem como é!

de fato, não tem como não falar em U2 sem lembrar dessa amiga.

Unknown disse...

Bacana que aquele doc "It might get loud" mostra como o The Edge enveredou pra esse lado mais eletrônico dos efeitos. Eu não curto muito essa fase mais pop do U2. Prefiro a época mais engajada, mais rock.

Abs!

Navegante disse...

Pra mim o problema foi o 'limite' pros efeitos. Pra mim eles passaram um pouquinho da conta no Zooropa, mas aqui no Achtung Baby até que ficou maneiro

O grande problema do U2 ao meu ver foi "pasteurizar" os hits. Dá uma olhada nos singles mais recentes deles, e você repara que eles partiram de uma 'receita de bolo' (ao meu ver, baseada nos sucessos da época do Joshua Tree e do War). Depois que eu reparei isso ficou mais difícil de gostar das músicas de trabalho, acabo focando mais nas 'obscuras' dos discos

Surfista disse...

Acredito piamente que "Zooropa" foi um equívoco na carreira do U2.

Nós comunicamos disse...

Comecei lá atrás e cheguei aqui agora nos primeiros textos. Tarantino, O escafandro e a Borboleta, Buena Vista social Club...conheço um pouquinho dessas trilhas, rs...É, através do cinema mesmo! Gosto muito de Sweet Dreams em 'Lua de Fel'! Abraços!

Paulo Roberto disse...

Esse album sempre irá fazer parte de mim. pois no dia em que ele saiu do estudio eu nasci. ou seja a minha existencia sempre será á mesma deste album. Sem falar que ele começou a ser gravado nove meses antes. olhem á coencidencia ai. Sempre será o meu preferido.

Celso Sadrash disse...

Zooropa não foi um equívoco. As músicas "Lemon" e "Stay" são muito boas. Me amarro!