BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

#003 Buena Vista Social Club, "Rhythms del Mundo"

Tenho pavor de versões. Quando ouço um cantor anunciar que vai interpretar a sua versão de um sucesso X ou Y, eu sinto calafrios. Quando rola um papo de misturar estilos, então... Deus me livre. Já imagino que uma bomba está a caminho e mais um clássico vai para o brejo. Porém, todavia, entretanto, "Rhythms del Mundo" mudou meus conceitos neste quesito.

Descobri "Rhythms del Mundo" no carnaval de 2008. Acredita nisso? Entre um axé tira-o-pé-do-chão e outro, um amigo sugeriu um sonzinho para relaxar. Fiquei deslumbrado com a versão caribenha de "Clocks", do Coldplay. Logo que voltei ao Rio, procurei saber mais sobre este CD. Para a minha surpresa, numa bela tarde, achei o disquinho perdido em um daqueles baús de tranqueiras do Supermercado Extra. Foram R$9,90 muito bem investidos.

Lançado em 2006, o disco reúne várias canções de gente muito boa em versões cubanas criadas pela galera do Buena Vista Social Club. Aliás, vamos combinar que a música cubana é de uma beleza ímpar e os bons velhinhos do Buena Vista são arrasadores. Eles teriam que se esforçar muito (muito, muito mesmo) para fazer algo ruim. Sendo assim, Coldplay, U2, Maroon 5, Kaiser Chiefs, Dido, Sting, Quincy Jones, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Jack Johnson e Radiohead entram no batuque da terra do Fidel. Da moçada mais conhecida do Club, Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo também cantam no álbum.

A faixa que mais ouvi neste disco
Por ter sido a faixa que me apresentou ao disco, ouvi (e ainda ouço muito) "Clocks".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este foi o último disco gravado por Ibrahim Ferrer.
Há anos, "Clocks" é o toque do meu celular.
Odeio o rótulo "World Music", porque acho que é uma classificação estadunidense para tudo que está fora da língua inglesa ou dos seus padrões. Naif é o c$@#*&!

Um pedacinho do disco:


3 comentários:

Navegante disse...

Desse disco eu sou completamente viciado na versão que eles fizeram pra 'I still haven't found what I'm looking for'. Tinha até nos meus playlists de corrida

Renata Fern disse...

Pensei que fosse mais fácil acompanhar um post por dia e, no entanto, já fiquei pra trás :P

Quero ler todos os posts mesmo que não dê pra comentar. Lá vai:

Geralmente, gosto das versões que surgem, elas costumam me surpreender.
Este CD é fantástico!!! Também sou viciada nele.

Renata Fern disse...

Pensei que fosse mais fácil acompanhar um post por dia e, no entanto, já fiquei pra trás :P

Quero ler todos os posts mesmo que não dê pra comentar. Lá vai:

Geralmente gosto das versões que surgem, elas costumam me surpreender.

Este CD é fantástico!!! Também sou viciada nele.