BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 2 de outubro de 2010

#005 Beatles, "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band"

Não sou tão velho assim: definitivamente não é um disco da minha época. Mas como todo sortudo que tem um irmão mais velho que se amarra em música, fui apresentado a essa preciosidade ainda na pré-adolescência. Posso dizer que muito do meu gosto musical no que diz respeito a bandas dos anos 70 se deve a ele, especialmente Beatles e Police. Lançado em 1967, é considerado um dos discos mais geniais do quarteto de Liverpool, e também um dos grandes trabalhos do produtor George Martin, considerado por muitos o quinto beatle por conta da sua influência decisiva em determinados arranjos da banda.

Feito justamente na época que os Beatles estavam de saco cheio da histeria dos fãs nos shows, foi o primeiro disco da fase estúdio da banda. A idéia: fazer um disco com arranjos elaborados (com apoio de orquestra inclusive), se fazendo passar pela banda fictícia que dá título ao disco. Com isso, logo de cara temos uma música apresentando os Sgt Peppers (que depois é reprisada no final do disco), e depois uma sucessão de preciosidades, boas pra se ouvir na ordem original (logo eu dizendo isso, um fã confesso do caos desencadeado pela tecla shuffle). Dignas de nota, temos “With a little help from my friends”, que foi o tema escolhido por um amigo meu em seu casamento para a entrada dos padrinhos (perfeito!), a viajante e viciante “Lucy in the Sky with Diamonds”, a simpática “When I’m 64 (usada num comercial do Itaú há alguns anos) e a arrebatadora “A day in the life”.

A faixa que mais ouvi neste disco

Dizer que eu considero o disco inteiro uma obra completa e ouço tudo é um exagero? Ok, não vou protelar essa: as que mais ouvi com certeza foram “With a little help from my friends”, a baladinha “She’s leaving home”, a circense “Being for the benefit of Mr. Kite” e “A day in the life”.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade

Eu viciei de verdade nesse disco numa viagem pra Araxá (MG), especialmente numa tarde chuvosa em que eu não tinha o que fazer no hotel. Fiquei no meu quarto ouvindo a fita que eu gravei com o disco (bendito auto-reverse!) e li de uma tacada só o livro “O caso dos dez negrinhos”, de Agatha Christie. Tanto que sempre que ouço “Fixing a hole” me lembro do finalzinho do livro, pois era a música que estava tocando quando li a revelação final da história.

Um pedacinho do disco:



3 comentários:

Surfista disse...

Esse é um clássico que falta na minha prateleira.

maria disse...

ai, como eu gosto deste álbum...

Renata Fern disse...

Oh dúvida atroz:
Revolver ou Sgt Peppers?
Não sei.
Vou pensar, depois volto. :P