BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

#011 Gilberto Gil, "São João Vivo"

No início dos anos 2000, antes de assumir o Ministério da Cultura do governo Lula, Gilberto Gil entrou numa vibe nostálgica. O bom baiano gravou homenagens aos seus mestres Bob Marley e Luiz Gonzaga. O tributo à segunda maior festa popular do Brasil e ao grande Gonzagão virou o CD "São João Vivo", gravado a partir de uma série de shows no Nordeste.

Na verdade, Gil entrou no forró quando cantou o hit "Esperando na Janela", composição de Targino Gondin que explodiu na trilha sonora do filme "Eu Tu eles". A ótima recepção do público parece ter animado a todos e, em 2001, "São João Vivo" chegou às prateleiras justamente quando o forró universitário era a última moda e o Falamansa estava na crista da onda. Então, digo que "São João Vivo" de Gilberto Gil é o forró pós-graduado. Grande disco de "bate-coxa" com sucessos como "Olha pro Céu", "Asa Branca" e "Xote das Meninas", dentre outras canções para dançar roçando o bucho.

Aliás, convenhamos, Gilberto Gil tem moral para lançar um álbum de forró e não ser acusado de oportunismo.

A faixa que mais ouvi neste disco
"São João Vivo" tem muitas pérolas, mas eu também fiquei hipnotizado pela doçura de "Esperando na Janela".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Em 2001, passei uma temporada de Caraguatatuba, cidade cheia de letras no litoral norte de São Paulo. Eu fiquei na casa de um casal muito amigo e logo cresci o olho na prima da anfitriã. A moça paulista era bailarina e a-do-ra-va forró. Adivinha qual foi a trilha sonora da viagem? "Esperando na Janela", na voz do bom e velho Gilberto Gil. Aposto que esse xotezinho safado ajudou muita gente a se arrumar!

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Rui Santos disse...

Gilberto Gil é o cara...e eu gosto pra caramba desse disco, que conheci quando tava na casa dum colega de faculdade fazendo um trabalho qualquer...como eu faço quase tudo com música ao redor, fui numa rádio online e achei...até o pai do meu colega chegou perto pra ouvir...
Abraço, Surfista!

Navegante disse...

"Esperando na janela" é a música que me fez acreditar um dia que eu sabia dançar forró minimamente. E ali ficou definido: eu só danço forró entre o 2º e o 4º chopp. Antes disso acho que não sei, e depois disso erro o ritmo :)

Renata Fern disse...

2001 hein? hein? Hahaha... Beijei muito um menino que... nessa época de forró pós-graduado! Mái gódi!

Surfista disse...

Pessoas abrindo o coração. Que bonito!