Quando Nando Reis anunciou a sua saída dos Titãs, muitos gatos-mestres previram que a sua carreira rumaria ao brejo e aos palcos de churrascarias. Ledo engano. O ruivo deu continuidade à trajetória iniciada nos anos 1980 e se consolidou como um dos grandes artistas da primeira década do século XXI. Eu me tornei um fã de carteirinha do cara.
Liderando a banda Os Infernais, o ruivo barbudo evoluiu como intérprete e ficou mais livre para criar suas próprias letras. O registro ao vivo, gravado com a chancela da MTV, apresenta o cantor, seus músicos e o seu repertório em plena forma. No palco, o cantor apresenta seus novos bebês ("A Letra A", "Por Onde Andei", "Luz dos Olhos" e "Mantra", dentre outras) e seus pimpolhos já crescidos (as Titânicas "Marvin", "Não Vou me Adaptar", "Os Cegos do Castelo" e também "O Segundo Sol", "All Star" e "Relicário", gravadas por Cássia Eller).
Particularmente, acho que a saída dos Titãs fez um bem danado ao Nando. Até onde sei, eles ainda estão de mal, mas acho que o tempo ajuda a sarar todas as feridas e aparar as arestas.
A faixa que mais ouvi neste disco
"Por Onde Andei" é simples, singela e apaixonante. Acho que é uma das melhores músicas de fossa que já ouvi. E olha que de música de corno, eu entendo.
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Terminar um namoro é de lascar. Eu, por exemplo, encerrei um e fiquei com o peito doendo por meses (ou anos). Durante as minhas fases de melancolia, eu evitava ouvir "Por Onde Andei". Sempre que eu a escutava, dava uma vontade desgraçada de ligar para ela e repetir os versos do Nando.
Fazer música feliz não implica em obrigar que o público "tire o pé do chão". A animadíssima "Do Seu Lado" é a prova disso. Canção otimista, alto astral e saltitante. Já cantei esta música quando fiquei bêbado.
Um pedacinho do disco:
4 comentários:
Tardiamente, lembrei de uma história envolvendo o Nando Reis.
Tenho uma amiga muito muito fã dele. Ela, elegante e tímida, jamais se permitiria qualquer tietagem. Certa noite, já depois de umas biritas a mais, ela descobriu que Nando estava na mesma festa. Ela seguiu o cara até o banheiro e só sossegou quando tirou uma foco ao seu lado.
Artista sofre...
"Por onde andei" é o que eu chamo de TAPA NA MENTE. Emocionante mesmo.
E minha historinha com o Nando Reis foi um show dele em Maracaípe (próximo a Porto de Galinhas) ano passado, com um grande amigo e uma galera de lá. Foi lá que a atual namorada dele o viu pela 1a vez, e o ponto de referência era "aquele menino do lado daquele grandão com camisa do bangalafumenga" :D
Nunca soube o motivo do Nando ter saído dos Titãs, mas com certeza ele se superou como tal. Ele é demais, adoro a voz dele, tudo.
Renata, na biografia dos Titãs, lançada pouco após a morte do Marcelo Fromer, há um trecho que narra a saída dos Titãs. Segundo o livro, Nando queria mais tempo para sua carreira solo e mais espaço para as suas composições. Se não me falha a memória, houve uma discussão em um hotel e todos ficaram nervosos. Após o bate-boca, Nando anunciou a sua saída da banda.
Essa é a versão da banda.
Postar um comentário