BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

#025 Titãs, "Cabeça Dinossauro"

Quando eu era moleque, minha mãe não quis comprar "Cabeça Dinossauro" para mim. A foto da capa era repugnante, os Titãs tinham se envolvido com escândalos, algumas letras eram polêmicas e uma delas era lotada de palavrões. Preciso dizer que o disco se tornou uma coqueluche entre a rapaziada rebelde de meados dos anos 80?

Aproveitando a abertura política e a trégua da censura, os Titãs criaram um disco visceral e 100% subversivo. Com melodias furiosas e letras revoltadas, a banda gravou "Polícia", "Porrada", "Igreja", "Estado Violência", "A Face do Destruidor" e a emblemática "Bichos Escrotos". Com o bafafá que se criou ao redor do LP, o grupo faturou o seu primeiro disco de ouro.

O tempo passou, "Cabeça Dinossauro" virou um clássico do rock brasileiro e os Titãs encurtaram de oito para quatro integrantes.

A faixa que mais ouvi neste disco
Gosto muito de "Família", mas "Bichos Escrotos" impera. A música é polêmica, divertida e obrigatória. Sempre vale berrar "oncinha pintada / zebrinha listrada / coelhinho peludo / vão se foder" em coro com o Paulo Miklos. É terapêutico.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Em alguns LPs, a faixa "Bichos Escrotos" vinha riscada. No CD, a proibição da execução pública pelo Departamento de Censura e Diversão Pública foi mantida. Ficou como um troféu dos Titãs contra a truculência da ditadura.
Muitos especialistas consideram "Cabeça Dinossauro" o melhor disco de rock brasileiro já produzido. Eu não sou especialista, mas concordo.
Em 1998, o clássico "Família" foi regravado pelos pagodeiros do Molejo ("Andréééziiiiiinho").
O desenho da capa foi criado pelo Leonardo Da Vinci. O pai da Monalisa, aquele do código, lembra?

Um pedacinho do disco:





1 comentários:

Renata Fern disse...

Quem não gosta de titãs né?! Aliás o nome da banda é foda! Já embalou muita night e até roda de violão.
Nem sei qual música mais gosto... acho que 'sonífera ilha', um caso de amor desde a época dos meus verões no arpoardor... delícia!