BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

#010 Teenage Fanclub, "Thirteen"

Uma banda escocesa pouco conhecida lança seu 4º disco, chamado “Thirteen”. Pra mim, muito mais que isso: era uma das minhas bandas prediletas, o Teenage Fanclub. Na época, por volta do ano de 1993, eu era ávido por bandas da cena britânica, e rato da Spider CDs, loja de Ipanema que vendia e alugava CDs, especializada em títulos indie, hardcore e afins. Aproveitava as 2 horas de almoço que eu tinha na faculdade pra pegar um ônibus até lá e ficar horas escolhendo CDs pra comprar ou alugar. Claro, poderia alugar tudo e gravar em fita cassete, mas eu gostava de colecionar discos, fazer o quê? Numa dessas, vi a bola de vôlei que ilustra a capa desse disco, e arrisquei comprar sem ouvir antes.

Começa com a calminha “Hang on” e vai ganhando ritmo a cada faixa, até a empolgante “Radio”, que lembra bastante um sucesso antigo deles, “Star Sign” (do disco Bandwagonesque). Depois o ritmo cai, e a banda investe nas mais lentinhas e melancólicas que eu sempre gostei, com destaque pra “Song to the cynic” e “Tears are cool”. Ambas as músicas me lembram muito um namorico que eu tive com uma nadadora no ano de 1994, não sei se por causa das lágrimas ao término (durou pouco, mas foi intenso) ou por causa de um certo cinismo, mas vai saber né? :)

A faixa que mais ouvi neste disco
Com certeza foi “Radio”, que uso até hoje nos meus playlists de corrida.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Apesar de eu adorar esse disco, ele não foi um grande sucesso comercial da banda. Mas além de mim, outro cara gosta muito desse disco e dessa banda: Liam Gallagher (do Oasis) declarou na época que o Teenage Fanclub era a segunda melhor banda do mundo (adivinhem qual a melhor na opinião dele?)

Um pedacinho do disco:


4 comentários:

Surfista disse...

Taí um disco que não conheço e fiquei interessado.

Navegante disse...

Depois te mando um link pra você ouvir. Ou então faz uma conta no grooveshark (é gratuito) e ouve lá

Renata Fern disse...

Nunca soube da existência dessa banda.. hahahah..

Renata Fern disse...

.. até agora, claro. :)