BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

#018 R.E.M., "Out of Time"

Na minha modesta opinião, "Out of Time" fez o R.E.M. sair da cena alternativa, ganhar o mundo e, de quebra, abrir minhas portas da percepção para a música dos anos 1990 (foi mal, Jim Morrison!). Tudo neste disco me remete aos meus 12 ou 13 anos: o clipe de "Losing my Religion" repetindo exaustivamente na MTV, "Shinny Happy People" tocando em todas as rádios e "Radio Song" embalando as festinhas americanas nas casas dos amigos.

Na época, "Out of Time" era um sonho de consumo musical. Nas lojas de Petrópolis, o disco era caríssimo ou raro de se achar. Baixar na internet? Que internet, cara-pálida? Estamos no longínquo ano de 1991. A salvação da lavoura foi uma locadora que alugava VHS e CDs. Eu me associei apenas para gravar esse disco em uma fita K7. Durante meses, a fitinha não saiu do meu walkman JVC.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Losing my Religion" ainda é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Meus pais eram membros do Lion's Clube de Petrópolis. Certa vez, eles foram convidados para uma convenção em São Lourenço, Minas. Fomos de carro e adivinha qual a fitinha que tocava sem parar na viagem? "Out of Time" rodou umas cinco vezes sem parar no toca-fitas do carro.
No Rock in Rio3, quando soaram os primeiros acordes de "Losing my Religion", eu senti uma das maiores alegrias da minha vida. A noite estrelada, uma das minhas bandas favoritas, o público completamente em transe, os amigos por perto... sei lá, bicho. Foi de arrepiar. Ainda o é.

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Rui Santos disse...

Uma das primeiras coisas que me levou a conhecer (e amar) Rock foi o R.E.M., especialmente "Out of Time".

Navegante disse...

Esse disco é dos meus prediletos ever... Mas confesso que a 'irritação' de pseudo fãs no show do RiR3 porque "eles não tocaram Shiny Happy People" me incomodou. Mas eu na hora só respondia: "A Kate Pierson não topou vir ao Brasil" =D

Duas músicas FODAS desse disco: "Half a world away" e a visceral "Country feedback" (this flower is scorched, this film is on, on a maddening loop...)

Renata Fern disse...

Ok,ok,ok eu disse antes que acho REM chato e tal e é verdade, mas adoro Shiny Happy People, com a participação da Kate Pierson, lógico, e sei de cor e salteado Losing my religion e Radio song de tanto que ouvi nas rádios e na MTV - também sou órfã da MTV dos anos 90.

Anônimo disse...

Acho que este é o álbum mais pop do R.E.M.

Recentemente, "Losing my Religion" fez parte do seriado Glee. Olha só: http://www.youtube.com/watch?v=0_1YdEW44_M