BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 10 de outubro de 2010

#013 Nirvana, "Unplugged in New York"

Ano de 1995, e o grunge já entrava em decadência. Eu ainda naquela fase indie rockeira alternativa, mas já me permitindo conhecer outros sons (leia-se "me aventurando nas boates que tocavam de tudo, pois o objetivo principal era beber, azarar e me divertir"). Aí, lançam um CD do Nirvana quase 2 anos depois da morte de seu vocalista, Kurt Cobain. Pensei que era mero oportunismo. Mas claro que era, né?

Eu era fã do Nirvana e colecionador de CDs, não tinha como não comprar esse disco. AINDA BEM! Até hoje, é meu disco predileto da banda, mesmo fugindo um pouco da proposta de ser uma banda grunge alternativa e fazendo um som mais palatável para públicos de ouvidos mais sensíveis. Tirando a faixa "All apologies" (pela qual eu nutro uma certa implicância, nem sei direito o por quê), o disco INTEIRO é muito bom! Mas destaco "Jesus doesn't want me for a sunbean" (cover de The Vaselines), "The man who sold the world" (cover de David Bowie) e "Polly" (do álbum Nevermind)

A faixa que mais ouvi neste disco
Com certeza, "The man who sold the world"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Eu era tão fanático por esse disco que separei o CD pra ser o primeiro a ouvir quando comprasse um CD Player pro carro. Dito e feito: ao instalar o meu Panasonic véio de guerra no meu Voyage ano 86 mais véio de guerra ainda, fiquei parado no estacionamento da loja onde instalei o som ouvindo um pouquinho de cada faixa, completamente hipnotizado pela pureza do som (pra quem estava acostumado com fita cassete, a diferença de qualidade é absurda)


Um pedacinho do disco:

3 comentários:

Surfista disse...

Provavelmente, um dos melhores acústicos produzidos pela MTV. Discaço!

Renata Fern disse...

Nirvana conseguiu subverter a música com aquela agressividade musical, sem dúvida. O baixo nunca foi tão amado. E conseguiu se superar com este CD acústico.
Eu me lembro de ter brigado com os meus pais pra assistir ao show deles na Apoteose, acabei não indo. Assisti pela TV e fiquei decepcionada com o vexame do Kurt Cobain.
A partir daí comecei a conciliar 'postura da banda e música', talvez isso não tenha muito a ver, há quem defenda a obra independente da pessoa do autor, mas o Kurt me decepcionou, passei a achar o cara um babacão.

Renata Fern disse...

quis dizer *postura dos integrantes da banda.

Já adianto que esse meu critério é bastante incoerente. Tem música que ouço que nem me importo em saber quem canta. Mero detalhe.