BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

#017 Novos Baianos, "Acabou chorare"

Álbum maravilhoso de um grupo histórico na música brasileira gravado em 1970, que eu só fui descobrir em 2007. Antes tarde do que nunca: daquele grupo baiano formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Dadi (com a niteroiense Baby Consuelo, que já mudou de nome artístico umas trocentas vezes e agora é chamada Baby do Brasil) saíram não só grandes hits, mas um novo jeito brasileiro de se fazer música. Não por acaso, é considerado o melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone daqui.

E aposto como muita gente aí curte as músicas dele sem saber quem toca, e toma susto quando sabe que é dos Novos Baianos. Exemplos clássicos: "Preta pretinha" e "Brasil pandeiro". Quando descobri que eram da mesma banda e do mesmo disco, tive vergonha de dizer que sabia alguma coisa de música enquanto não ouvisse tudo e mais um pouco deles. Era início da primavera de 2006, eu tinha acabado de reencontrar uma amiga que se tornou um dos meus namoros mais significativos, e naquela época o "Acabou chorare" não saía do meu CD player por nada!

A faixa que mais ouvi neste disco
Apesar de todo o sucesso de "Brasil Pandeiro" e de eu ter ensaiado bastante "Preta pretinha" no banga (ensaiamos, mas não tocamos... mas enfim), a que eu mais ouvi desse disco foi "Tinindo trincando". E é um ótimo exemplo pro que eu falei sobre descobrir a banda por acaso: ouvia essa música nos shows do Empolga às Nove, mas só fui saber que era dos Novos Baianos quando ouvi o CD pela primeira vez.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Enquanto a galera que pratica corrida de rua apela para músicas bate-estaca para suas corridas, eu costumo fazer playlists bem variadas. E a minha música predileta para largada é "Um bilhete para Didi", instrumental contagiante de quase 3 minutos que é capaz de fazer morto dançar.

Outra: "Brasil Pandeiro" estourou com o grupo, mas ela na verdade foi composta por Assis Valente (compositor de "Cai cai, balão", entre outras), que a ofereceu a Carmem Miranda, de quem era grande fã. A pequena notável não gostou da música e se recusou a gravá-la, só fazendo sucesso muito tempo depois com os Novos Baianos

Um pedacinho do disco:

5 comentários:

Rui Santos disse...

Novos Baianos são a melhor coisa que eu conheço de música brasileira, nada igual...e "Acabou Chorare" é sensacional; aprendi mais coisas de violão ao ouvir essas músicas maravilhosas, sobretudo os dedilhados de Moraes Moreira na faixa-título e em "Mistério do Planeta". Obra-prima!

Surfista disse...

Um dos melhores disco brasileiro da década de 70. Talvez, de todos os tempos. Aliás, o clipe escolhido foi muito maneiro! Pepeu, Moraes, Paulinho e Baby... todos com caras de bebês.

Navegante disse...

A discografia inteira do Novos Baianos é obra prima! Inclusive as instrumentais

Renata Fern disse...

Conheci esse CD quando a minha irmã caçula montou uma banda com uns amigos. E eu não admito até hoje que conheci essa maravilha por ela... hahah... Adoro o som desses caras! Fo-da!

Rui Santos disse...

Uma instrumental foda é "Chuvisco", do "Vamos Pro Mundo"...