BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

#024 Pixies, "Doolittle"

Ouvi Pixies pela primeira vez numa tarde nublada nos idos de 1991. Era a clássica "Here comes your man", que empolga até o mais ortodoxo roqueiro. Tanto que ela é figurinha fácil nos setlists de DJs especializados em rock. Aí bateu uma curiosidade de ouvir um pouco mais da banda, e como não existia napster, soulseek, emule ou coisa parecida, consegui uma fita cassete com um amigo. De cara, ouvi outra música fantástica : "Where is my mind?". E fui ouvindo música a música daquele disco chamado Doolittle, e fui gostando absolutamente de TODAS as músicas. Estava eu diante de um clássico, senhoras e senhores!

Tem quase 20 anos que eu escuto esse disco, e ainda não enjoei. Algumas músicas eu nem escuto tanto, mas "La la love you" e "Gouge away" são obrigatórias. No geral, é o disco que sempre me transporta para o passado despreocupado de quando o ouvi pelas primeiras vezes.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Where is my mind?", sempre que o coração bate mais rápido e o estômago fica inquieto

Presepada musical ou uma mera curiosidade
Algumas músicas do disco figuraram em filmes e episódios. "Where is my mind?" toca no finalzinho de "Clube da Luta" e no último episódio do seriado "The 4400". "Gouge away" toca no rádio do carro de Jack Shephard no último episódio da 4ª temporada de Lost.

Outra: algumas letras do disco têm referências bíblicas (como o trecho "the devil is six" e "god is seven" de "Monkey gone to Heaven"), devido a criação evangélica do letrista/vocalista Frank Black numa versão americana da Assembleia de Deus

Um pedacinho do disco:


5 comentários:

Unknown disse...

Minha banda preferida. Cara, o show em Buenos Aires foi INESQUECÍVEL! Tinha vezes que eu tinha que parar de cantas as músicas, porque dava aquele nó na garganta, tamanha minha alegria em poder "escutar de perto" o que para mim sempre foi mais que música. Posso dizer que parte da minha personalidade foi moldada pelos Pixies. Saí do show em estado de graça. Fiquei lá no canto, numa boa, na minha - mas entendi perfeitamente a comoção que toma conta das fãs histéricas de cantores sertanejos.

Maluco, quando eles tocaram "Debaser", sério, eu perdi a voz! E quando cantei, de luzes acesas, abraçado a minha mulher, "Wave of mutilation (UK surf)", foi uma das experiências mais sublimes que eu já tive com a música.

Fico arrepiado só de comentar aqui...

Abs!

Maria disse...

ahhh, tão bonitinho o depoimento do Vulgodudu aí em cima =D

Navegante disse...

Cara, eu só não te invejo porque UM DIA eu vou num show do Pixies. Um dia... (quase fui no do Uruguai, mas não consegui alforria)

E como te falei ontem, eu fatalmente vou falar de todos os discos deles aqui. Só não faço isso com o R.E.M. porque o Doug é tão viciado quanto eu :)

Surfista disse...

Isso é verdade, grande Starling! Vamos dividir fraternalmente os discos do R.E.M.
:)

Possivelmente, os do U2 também.

Renata Fern disse...

Este CD é demais mesmo! Não me lembro quando conheci, mas tenho uma história boa pra contar: certa vez fiquei ilhada no centro de Petrópolis por causa de um temporal, enchente pra todos os lados, tardão da noite, aí encontrei um 'conhecido' que me deixou dormir na casa dele. Chegamos lá, tivemos que pular o portão que era elétrico, não tinha luz e a casa era imeeeensa, engraçado pq ele não tinha cara e nem jeito de rico. No dia seguinte, o céu amanheceu azul, sol quente, alguns amigos desse cara invadiam a casa sem a menor cerimônia com cerveja gelada e tudo pra começar um churrascão. E eu ali querendo ir embora, não conhecia ninguém, mas ao mesmo tempo querendo ficar, conhecer aquele povo e aproveitar a casa que tinha uma vista maravilhosa pro Rio. De repente, uma boa alma, mexeu no som, aumentou o volume e ouvimos este Cd inteiro, me senti bem naquele momento, me senti em casa, assim... super à vontade na piscina, amiga íntima de todo mundo... hahahah..