BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

#014 Green Day, "Dookie"

Quando eu tinha 16 anos, "Dookie" foi uma febre. Tinha clipe maneiro na MTV, tocava em todas as rádios teens, era trilha sonora de vídeos de surf e era exigência básica no walkman de qualquer garoto minimamente legal. Eu via que o CD do Green Day era o veículo escolhido para a rebeldia adolescente. Porém, mais do que fazer tipo, eu realmente gostava do disco.

"Dookie" acabou se tornando um clássico da banda. Entre as suas 14 faixas, o álbum imortalizou "Burnout", "She", "Basket Case", "Welcome to Paradise" e, a minha preferida, "When I Come Around". O Green Day vai bem, obrigado, mas acho que nunca mais fez um disco com a pegada de "Dookie". No fundo, acho que cheguei a essa conclusão porque lembro com muito carinho daquela época e o grupo está intimamente ligado. Parcialidade é fogo.

"She... She screams in silence / A sullen riot penetrating through her mind
Waiting for a sign / To smash the silence with the brick of self-control"

A faixa que mais ouvi neste disco
No colégio, na praia, no Bibi Sucos, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê, "She" e "Basket Case" eram onipresentes. Aliás, o disco todo bombava.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
No final do 3º Ano, os churrascos eram obrigatórios. Em um deles, eu já tinha tomado umas cervas a mais e estava alegrinho. No auge da felicidade, meus pais, que conheciam o dono da festa, apareceram para me levar para casa - um mico indescritível para um garoto de 16 anos em busca da popularidade e peitinhos alheios. Irritado, cheguei em casa e coloquei "Dookie" no último volume para mostrar bem a minha revolta. Tomei um esporro federal e fiquei de castigo por um bom tempo.

Um pedacinho do disco:



3 comentários:

maria disse...

"peitinhos alheios"... ficou engraçado isso.

é estranho, mas se tem uma banda da qual sei quase nada (é eu sei quase nada de muuuita banda, mas essa e famosa) é green day. sou meio parada no tempo, confesso.

Navegante disse...

Eu tinha esse disco também e, err...,eram meus anos de faculdade. Se não me falha a RAM, foi na época da minha viagem pra Oktoberfest. Essas que vc citou são foda, mas eu grudei com vontade logo na 1a a tocar na MTV na época: 'Longview'

Renata Fern disse...

Putz, quem ouvia green day era o meu irmão e um 'pirra' que peguei na época da facul... era legal! :)