BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 9 de outubro de 2010

#012 Marisa Monte, "Marisa Monte"

O álbum gravado ao vivo e produzido pelo Nelson Motta apresentou a jovem cantora com potencial ao estrelato e ainda emplacou a faixa "Bem que se Quis" na trilha de alguma novela das 8. O repertório era polivalente e ainda tinha Candeia, Mutantes, Luiz Gonzaga, Jovem Guarda, Black Music e a mais pura MPB.

Minha mãe comprou o CD em uma lojinha de Petrópolis, mas quem ouviu mais fui eu. No início dos anos 1990, eu percebia que a música brasileira estava bombando. Parece que todos os artistas que sofreram horrores com a repressão política decidiram soltar a voz. Foi a mesma época do grunge, da lambada e do auge dos Guns'n'Roses. Enfim, tinha música para todos os gostos.

Em sua bela discografia, o disco de estreia de "Marisa Monte", não é o meu favorito. Convenhamos, dentro da carreira vitoriosa da artista, isto não é demérito nenhum.

A faixa que mais ouvi neste disco
Na interpretação sagaz de Marisa Monte, o clássico "O Xote das Meninas", de Luis Gonzaga, vira um reggae saliente. O sertão encontrou a Jamaica e ficou show de bola. Ainda rola uma inserção sapeca de "Severina Xique-Xique", outra pérola nordestina de Genival Lacerda, com direito a vários "iô-iô-iô-iôs". Jammin!!!

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
No encarte (mais um gol dos discos), Marisa comenta algumas das canções do repertório. Além de revelar datas e locais das gravações, a intérprete faz algumas piadas internas, como citar Marylin Monroe e Bob Marley dançando agarradinhos ao som de "O Xote das Meninas".
Fã declarada de Tim Maia, Marisa brinca de Planet Hemp na faixa "Chocolate" e insere alguns versos subversivos na canção. Nelsinho Motta liberou geral.

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Renata Fern disse...

Adoro a Marisa Monte, ela é uma das cantoras da atualidade que mantém um nível ímpar.

Surfista disse...

Concordo! Na verdade, acho que Marisa está um degrau acima da demais cantoras há muito tempo.