BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 28 de março de 2011

#182 Zeca Pagodinho, "Acústico MTV"

O projeto Acústico da MTV, depois de revitalizar a carreira de muita gente boa do pop rock brasileiro dos anos 80, partiu para outras praias. Entre elas, o samba de raiz. Sim, porque eu não consigo rotular o som de Zeca Pagodinho e colocar no mesmo balaio com trocentos outros grupos de pagode, muito inferiores na minha opinião.

Como o polêmico Zeca tem uma longa estrada de músicas de sucesso, esse acústico MTV caiu como uma luva para fazer uma estilosa retrospectiva de sua carreira. Foi lançado em 2003, mas eu só vim a comprar no final de 2005, numa fase bastante instável da vida. E aí que digo que ele é um diferencial: suas músicas de um modo geral passam uma mensagem otimista, de bem com a vida, e posso até dizer que muitas das músicas mostram o que é ser autenticamente carioca. Taí, o Zeca é um dos meus estereótipos de carioca!

Já tinha visto um show do Zeca no ano 2000, mas nada de ter um CD dele. Talvez estivesse esperando uma coletânea, e se foi isso me dei muito bem. Praticamente todas as principais músicas dele estão lá. Desde a clássica "Quando eu contar (Iaiá)" até a bem humorada "Não sou mais disso", passando pelo "hino" da conquista do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira "Deixa a vida me levar (vida leva eu)". Ok, uma exceção: "Faixa amarela", que eu me amarro. Mas não deixa a desejar por isso. Se você curte samba de raiz, esse disco é OBRIGATÓRIO! Mesmo se você abominar pagode.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Seu balancê", uma bela canção de Toninho Geraes

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Vai vadiar" é uma das poucas músicas do tipo dor de cotovelo que eu gosto, talvez por demonstrar alguma atitude. Ou talvez por eu ter descoberto quando terminei um namoro longo sem ficar lamentando o próprio destino ;)

Um pedacinho do disco:


3 comentários:

Surfista disse...

Zeca é o Brazilian Dream: tinha tudo para dar errado, e deu certo!

Maria disse...

vai vadiar é a típica dor de cotovelo prática.

semana passada eu tava apaixonada e fiquei postando um vídeo dela no twitter.

apaixonada pela mariana aydar.

tô ainda ;)

Navegante disse...

hehehehehe! E sabem disso lá no oceano? ;)