BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 26 de março de 2011

#180 Simon & Garfunkel, "The concert in Central Park"


Minha história com esse disco é bem parecida com a que contei d'O Grande Encontro. Eu era um fedelho que ainda estava na transição entre músicas infantis (Balão Mágico, mas também as boas músicas de Toquinho e Vinícius para o especial "A Arca de Noé", bem como as pop-infantis de "Plunct Plact Zum", do qual falarei muito em breve). Minha irmã mais velha é do tipo que ouve sempre a mesma coisa quando gosta, e com isso eu sofri várias lavagens cerebrais quando era criança :D Uma delas foi com Simon & Garfunkel.

É sério: eu ouvia esse disco por tabela umas 10 vezes por dia! E, claro, odiava. Passaram os anos, e fui aos poucos incorporando músicas do duo estatunidense ao meu dia a dia. Quando me dei conta, me rendi de vez a esse disco, gravado num show gratuito do duo no Central Park (NY) em setembro de 1981, reunindo um público de cerca de 500 mil pessoas. No repertório, músicas deles (final da década de 60) e algumas músicas da carreira solo de Paul Simon, gravadas durante a década de 70.

Não sei dizer se é memória da infância ou não, mas algumas versões são simplesmente emocionantes: destaque para "The sounds of silence", "Scarborough Fair", "The boxer", "Bridge over troubled water" e "America".

A faixa que mais ouvi neste disco
Tanto "The sounds of silence" quanto "Scarborough Fair"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A música "Scarborough Fair" não é da dupla. É uma música tradicional inglesa, cantada por bardos na Idade Média fazendo referência a uma feira anual que acontecia na cidade de Scarborough onde os feudos próximos comercializavam seus produtos, mas faz uma alusão a um amor impossível de se concretizar, onde são colocados diversos empecilhos para tal. Os dois tiveram contato com a música ao visitar a Inglaterra na década de 60 e resolveram gravar essa versão. E eu sou obcecado por essa música desde que a ouvi na trilha sonora do filme "The graduate" (que aqui se chama "A primeira noite de um homem", com um Dustin Hoffman em início de carreira)

Um pedacinho do disco:

1 comentários:

Maria disse...

todas, ou quase todas essas músicas das quais você falou estão no greatest hits, que era o vinil que meus pais tinham, e eu ouvi bastante desde muito, muito pequena e também curti o disco muito cedo. tanto que eu me lembro que assim que compramos um aparelho de cd, eu comprei o cd e dei pro meu pai. só que era eu que ouvia o dia inteiro!

abba também. mas abbafa o caso! hahaha