Houve um tempo em que as bandas baianas eram um privilégio local e o carnaval baiano não era o negócio milionário que é hoje em dia. Nos anos 1980 e comecinho dos 1990, o Olodum, Timbalada e a Reflexu's eram algumas das poucas bandas que fugiam à regra e chegavam ao eixo Rio-São Paulo. Antes mesmo de aterrissar em praias cariocas ou nas avenidas paulistas, eu já conhecia os tambores do Olodum. Pô, eu passei uma parte da infância em Aracaju e estava sempre nas areias de Salvador.
Quando era moleque, visitei alguns tios de Salvador e fomos jantar no Pelourinho, área histórica da capital soteropolitana. Coincidentemente (ou não), era dia de ensaio do Olodum. Olha, fiquei deslumbrado com aquela parede de percussão. Eram dúzias de músicos e o som criava uma energia incrível. Era algo muito rústico, muito "raiz". A música era meio tribal, com samba-reggaes contagiantes e letras com temáticas africanas. Fiquei deslumbrado, arrepiado, chocado, bolado etc. Indescritível.
Em 1993, já morando em Petrópolis, percebi que o Olodum ficou pop e virou moda no Sudeste. "Requebra" (precursor do "É o Tchan") era a trilha-sonora do verão. Comprei "O Movimento" na finada Alvilar (quem é de Petrópolis conhece). Ouvi e reouvi, mas não me emocionei. Claro que o efeito ao vivo é sempre mais arrebatador, mas mesmo assim fiquei desapontado. Não senti a autenticidade de antes. Ouvi um disco do Reflexu's e achei mais convincente. Tenho dúvida se fiquei mais exigente ou se o disco não transmite o real poder do Olodum.
Nunca mais vi o Olodum tocar em Salvador. Gostaria de voltar à Boa Terra em um período off-Carnaval e conferir um ensaio da banda no Pelourinho. Quero voltar e descobrir se eu ainda me deslumbraria com o som dos caras.
A faixa que mais ouvi neste disco
Acho o disco meio chato. Na época, a música que mais tocou foi "Requebra". Deve ter sido essa. Ah, "Rosa" é bonitinhazinha, mas nada de mais.
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Michael Jackson e Paul Simon já se encantaram pelo som do Olodum e gravaram com eles.
Um pedacinho do disco
2 comentários:
Agora que to num projeto longo em Salvador, to pensando SERIAMENTE em ver se tem uma oficina de percussão deles por aqui, pra turbinar meus conhecimentos batuqueiros :)
Excelente intercâmbio! Os caras são monstruosos na percussão!
Postar um comentário