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domingo, 20 de março de 2011

#174 Suede, "Suede"


Na época do lançamento, um escândalo. Tudo por conta de um beijo andrógino em sua capa. Sim, o Suede chegou pra causar no mercado. Estratégia de marketing ou não, os caras eram muito bons, e com isso já estrearam com esse disco no topo das paradas britânicas. Segundo a revista Melody Malker, eles eram "The Best New Band In Britain", que virou uma frase meio recorrente para todas as bandas expressivas do britpop nos anos 90. Mais do que isso, esse disco do Suede é considerado por muitos como o pontapé inicial do britpop, embora muita gente atribua isso ao primeiro disco do Blur (Leisure), apesar do forte apelo de 'Madchester' (como era conhecida a cena musical de Manchester na virada dos anos 80 para os anos 90) que ele tem.

Ok, falei demais, voltemos ao disco: ele não chegou ao topo das paradas britânicas à toa. Um excelente trabalho da banda inglesa formada por Brett Anderson (vocais), Bernard Butler (guitarra), Mat Osman (baixo) e Simon Gilbert (bateria). A música "The Drowners" tocou até cansar na MTV na época, mas além dela o disco inteiro tem muita coisa boa, variando do rockzinho dançante às baladas melancólicas, tipicamente ingleses. Isso não parece familiar? Sim, foram muito comparados ao The Smiths. Não sei exatamente o porquê, mas nos EUA eles são conhecidos como "The London Suede". Vai ver tem algum grupo americano inexpressivo com esse nome, mas o bairrismo os impede de dar o devido tratamento (vide essa mania de chamar futebol de soccer, sendo que o esporte deles mal usa os pés, mas isso não é assunto pra cá :D)

Assim que lançou, aluguei o CD pra ouvir e acabei comprando uma cópia pra mim. Ouvi bastante nos tempos de faculdade, mas algumas músicas escuto até hoje

A faixa que mais ouvi neste disco
"Metal Mickey" e "She's not dead", cada uma ao seu estilo

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O meu auge ao ouvir esse disco foi no finalzinho da faculdade, quando juntava com uma galera pra fazer happy hour e voltava muito tarde pra casa. Isso especialmente às segundas-feiras, quando os bares do Baixo Gávea ficavam cheios de gente interessante de todas as tribos até o amanhecer da terça. Basta ouvir alguma música desse disco pra lembrar dessa época (ou seja, se eu lembro, eu nem bebi tanto assim, né?)

Um pedacinho do disco:

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