BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 6 de março de 2011

#160 Cartola, "Cartola (1974)"


Como disse aqui ao falar do último disco do Bangalafumenga, o samba pra mim é uma novidade recente. Embora eu tenha curtido alguns carnavais acompanhando desfiles de escolas de samba quando meu pai ainda estava vivo, eu nunca dei muita bola pro estilo. Depois de um hiato de alguns anos, acompanhei a escalada do Salgueiro rumo ao título do carnaval de 1993, e voltei a ignorar o ritmo.


Eis que há cerca de 3 anos, conheci uma menina bem intelectualizada, mas que dizia adorar Cartola. Achava que isso só podia ser um discurso pronto, numa de querer parecer uma pessoa cult. Passado algum tempo, comecei a presenciar como batuqueiro como é uma arte fazer um bom samba, e numa rodinha com amigos (na qual estava tocando ganzá, que nem é um dos instrumentos que normalmente toco) descobri finalmente Cartola. Daí, fui correndo atrás da obra dele, e me deparei com essa preciosidade, lançada no ano que eu nasci.

Disco recheado de grandes sucessos da vida de Cartola, com algumas músicas em parceria com outros grandes sambistas, só foi lançado quando o músico tinha 65 anos, buscando fazer justiça a grande contribuição dele para a nossa música. Duvida disso? Então me diga o que acha de "Preciso me encontrar", de Marisa Monte. Pois é, mais uma dele!

A faixa que mais ouvi neste disco
"O sol nascerá"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Cartola nasceu e viveu a infância na minha querida Laranjeiras, até se mudar para a favela da Mangueira em virtude de dificuldades financeiras de sua família. Foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira através do seu bloco dos arengueiros, mas ficou muitos anos afastado da cena musical por desavenças na comunidade e por ter ficado muito doente. Foi encontrado por acaso pelo jornalista Sérgio Porto no final da década de 50 trabalhando como lavador de carros em Ipanema, e daí pode retomar contato com a música, servindo de influência para toda uma nova geração


Um pedacinho do disco:

0 comentários: