BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 14 de março de 2011

#168 Pixies, "Surfer Rosa"


Já falei aqui dos outros 3 discos do Pixies, e deixei por último o que mais me impactou. E não falo só da bela modelo fazendo o papel de "Rosa" na capa. Sinceramente, se você ainda acredita em rótulos musicais para bandas, deveria ouvir esse disco. É impossível colocar um rótulo existente para esse trabalho de Black Francis e sua trupe! Mesmo se você aplicar o genérico 'Alternativo', não se sentirá totalmente confortável com a escolha (eu pelo menos não fico)

Lançado em 1988 pelo selo independente britânico 4AD, o disco de estréia do Pixies (na verdade, o long play de estréia, pois antes eles lançaram o ótimo EP "Come On Pilgrim", com 8 músicas) inspirou muita gente boa na música, como por exemplo Billy Corgan, do Smashing Pumpkins e Kurt Cobain, do Nirvana. Isso rendeu ótimos trabalhos a Steve Albini, produtor do disco, que foi contratado por muitos artistas principalmente por seu trabalho em "Surfer Rosa". Cobain foi um que atribui ao disco sua idéia de contratar Albini para produzir o disco "In Utero".

Tomei conhecimento do disco ao ouvir a fantástica balada "Where's my mind?", que me deixou completamente desconcertado. Até então, tudo que eu tinha ouvido do Pixies era o "Doolittle", e nele não havia nada parecido. Quando ouvi esse disco na casa de um amigo, fiquei ainda mais desconcertado: as músicas são BEM diferentes umas das outras, mas tem uma linha comum que eu já desisti de tentar definir há muito tempo. Do disco, tem uma das minhas baladas preferidas ("Where's my mind?"), uma das minhas músicas-porrada preferidas ("Something against you"), além de outras bem diferentes do que estamos acostumados a ouvir por aí, como "Cactus" e "Vamos".

A faixa que mais ouvi neste disco
Sem dúvida alguma, "Where's my mind?"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Where's my mind?" já embalou vários inícios de relacionamentos meus, naqueles momentos onde tinha a sensação de estar com os 4 pneus arriados :)

Um pedacinho do disco:

0 comentários: