BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 30 de março de 2011

#184 Vários, "Plunct Plact Zuum"


Cada geração tem o seu conjunto de músicas infantis, que de certa forma levam na memória por toda a vida. A minha geração pegou justamente a época da abertura do mercado musical pós censura, e com isso cresci com Balão Mágico, Trem da Alegria e com os especiais infantis da Globo.


Sim, naquela época a Globo fez vários programas infantis musicados por gente de primeira qualidade. O primeiro deles foi o Pirlimpimpim (baseado na mitologia do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato). Logo depois, Augusto César Vanucci dirigiu o especial Plunct Plact Zuum, onde um grupo de crianças, cansadas de não poder fazer o que querem, embarcam numa nave espacial para conhecer lugares mais divertidos. A trilha sonora teve participação de Raul Seixas, Sandrá Sá, Fafá de Belém, Maria Bethânia, Eduardo Dusek e até Jô Soares. Foi um tremendo sucesso, e seu disco (produzido pela Som Livre, o eterno braço fonográfico da Globo) vendeu que nem pão quente nas lojas.

Preciso dizer que ouvi muito esse disco na infância? Pois é... Mas o interessante: alguns (muitos) anos depois, resolvi catar o disco pra escutar. Meu vinil foi pro beleléu, mas ao menos achei as músicas originais e baixei. Algumas foram bem estranhas de ouvir, como a do Jô Soares (se bem que na época já era estranho... :D). Mas o disco tem 3 músicas que são atemporais: "Carimbador maluco", de Raul Seixas, "Sereia", de Lulu Santos (cantada no disco por Fafá de Belém) e "Brincar de viver", de Maria Bethânia.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Carimbador maluco", que eu inclusive tive o privilégio de tocar junto com o Quizomba

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Se eu disser que tinha uma queda forte pela Aretha na época do especial a Maria vai me bater... :) Hoje eu olho as fotos e tomo até susto. Na verdade, eu gostava mesmo era da moreninha (que o wiki me disse ser a Marinela Graça Mello)

Um pedacinho do disco:


3 comentários:

Surfista disse...

Épico!

Maria disse...

Tá.

Levando em conta as minhas músicas preferidas do disco, fora Carimbador maluco, é claro, eu não tenho muita moral, em sede de Plunct Plact Zum, pra te bater por conta da queda pela Aretha ou pela outra.

Vamos lá (confissão perigosa):

1+1 é bom demais: "mas vejam bem em qual vocês se metem, pois se sujar são vocês quem lambem"

Será que o king kong é macaca?: "um elefante aspira fundo, uma hiena doida dá risada" (Fora o DRAGÃO, que é um barato. Dragão na floresta, aham)

Gruta das formigas: a música TODA é um absurdo, né? Mas os últimos versos são o ápice: "quanto mais você me esfrega, mais o doce escorrega"

o.O

Sinceramente, não sei como nossos pais deixavam a gente ouvir isso.

PS: Brincar de viver é magnífica. Sereia eu acho um saco. Como o Nelson Mota.

Navegante disse...

Hahahahaha pois é! Se você lembrar que 'Os Trapalhões' eram repletos de piadas sexistas, vemos o quanto o mundo ficou careta de 20 anos pra cá