BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

#016 Eddie Vedder, "Into the Wild (Original Soundtrack)"

Era uma tarde chuvosa de domingo, e eu estava sem a mínima vontade de socializar. Sabe aquela depressão básica de domingo? Pois é... Pra não piorar com a voz do Faustão ou a musiquinha do Fantástico, resolvi pegar um filme. Nome sugestivo: "Na natureza selvagem", dirigido pelo Sean Penn, do qual a crítica falou relativamente bem. Mal sabia eu que teria uma experiência sensorial tão rica e tão densa, que me deixou pensando na vida dias a fio. Mérito da chocante história de Chris McCandless, mas também da ESPETACULAR trilha sonora composta por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam.

A sensibilidade de Vedder para cada música se encaixar no contexto das cenas foi ímpar, e ao meu ver foi um dos grandes fatores para o impacto que o filme causou em mim. Ok, sou suspeito: adoro trilhas sonoras, sejam elas orquestradas, coletâneas ou autorais, e por isso mesmo vou falar de outras por aqui. Mas ouvi o mesmo de pessoas menos obcecadas por trilhas sonoras, provando que não é exagero meu.

A faixa que mais ouvi neste disco
Apesar de eu achar agora que "Guaranteed" é a música mais bela e impactante do filme, sem dúvida alguma a que eu mais ouvi foi "Rise".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Para escrever a trilha, Penn procurou Vedder (já tinham trabalhado na trilha sonora de "I am Sam"), que leu o livro que originou o filme e ficou bastante interessado. Penn deu total liberdade para Vedder: "Faça o que você achar melhor. Pode ser uma música, podem ser duas, pode ser a trilha inteira". Em pouco mais de 1 semana, Vedder já tinha a trilha inteira pronta. Segundo ele, "foi assustadoramente fácil como eu consegui mergulhar na mente de McCandless, eu realmente pensava já ser um homem adulto (risos). Por causa disso, letra, melodia e até mesmo alguns arranjos vinham rápido a minha mente, como se eu fizesse isso todos os dias por 20 anos"

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Surfista disse...

Linda música! O clipe também é muito legal. Ótima escolha.

Navegante disse...

A letra da música também é linda, e tem tudo a ver com o filme

Renata Fern disse...

Eu também tive uma experiência sensorial quando assisti a este filme. Lembro que fiquei louca procurando saber mais sobre a crítica, making off e trilha. A constatação final é uma navalha, nunca vou esquecer: A felicidade só é real (ou plena?) quando dividida.
Simplesmente demais!

Nós comunicamos disse...

É verdade, o filme é muito provocante e questionador! INTENSO!