BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 12 de abril de 2011

#197 Cidade Negra, "O Erê"


Chega o ano de 1996, e o Cidade Negra já era uma realidade no pop nacional. Depois de 2 discos fazendo um reggae mais roots, lançaram o "Sobre todas as coisas" (do qual falamos aqui) e arrebentam a boca do balão (sorry, gíria antiga mas pertinente :D). E aí muitos pensaram: E AGORA? Por isso, "O Erê" foi um disco muito aguardado. E foi um daqueles que eu estava ansioso para ter e ouvir, e fatalmente não esperaria de 3 a 6 meses pra comprar mais barato.

Dito e feito: comprei assim que saiu nas lojas (acho que nem esperei Amigo Oculto ou coisa parecida) e corri pra ouvir. De primeira, estranhei. De segunda, também. Aí parei pra pensar: será que eu queria um clone do disco anterior? Acho que esse é o erro de muita gente quando compra o segundo disco de uma banda quando o de estréia é arrebatador. E muita banda faz sempre o mesmo disco todo ano, vende pacas, mas acaba ficando estagnada. E foi quando me dei conta disso que comecei a curtir de verdade "O Erê".

O disco ao meu ver tem umas músicas mais tranquilas (embora o outro não seja lá agitado). É como se o outro fosse a trilha sonora da praia, e esse a do descanso pós praia. Além de algumas composições que são bem a cara do Cidade Negra (como "SOS Brasil", "Jah vai providenciar" e a faixa título), destaco também o ótimo cover de uma antiga do Jorge Ben ("Negro é lindo")

A faixa que mais ouvi neste disco
Apesar de eu adorar "O Erê", sem dúvida foi "Jah vai providenciar"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A música "Jah vai providenciar" virou pra mim um verdadeiro mantra para os momentos difíceis e/ou de tristeza. Seja por causa de um pé na bunda, de um nó cego no trabalho ou da grana ficando curta no fim do mês, escuto essa música e respiro fundo. Principalmente esses versos:


"...Pessoa, não duvide que na vida tudo pode acontecer E o sol pode estar quente, de repente, trovejar e até chover Mas chuva lava a alma, tenha calma, vai acontecer Saiba esperar, não se negue a crer..."

Um pedacinho do disco:

5 comentários:

Unknown disse...

Na minha mania de ouvir CDs, resgatei O Erê há um tempo atrás e me surpreendi ao ouvir a versão mansinha de "Luz Dos Olhos", na época famosa na voz de Cassia Eller.
Viciei.
=D

Maria disse...

gentE, eu podia jurar que o texto era do surfista!

eu adoro realidade virtual. é desse cd, né?

Surfista disse...

Por essas e outras, Starling é parceiro. Temos estilos similares de texto.

Olha, confesso que não curto muito este CD. Assim como o Navegante, comprei este disco no embalo de "Sobre Todas as Coisas", mas fiquei um pouco desapontado.

Stella disse...

Sou suspeitíssima pra falar desse e do anterior do Cidade. Foram as minhas épocas de tiete, ouvir o CD o dia inteiro, assistir todos os shows...

"Jah Vai Providenciar" também virou hino pra esses momentos meus. Mas é desnecessário dizer que pra mim a melhor coisa do disco (e de toda a carreira da banda) é ouvir Toni Garrido dizer "Negro é Lindo". Ai, ai...

Navegante disse...

hahahahahaha imagino!