BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 10 de abril de 2011

#195 Rastapé, "Fale comigo"


O Rastapé é um dos precursores de um movimento musical que hoje chamam de forró universitário. Na virada para o século XXI, a banda foi formada em São Paulo pelos paraibanos Jorge do Acordeon e seus filhos Tico e Jorge Filho (com os paulistas Jair e Marquinhos completando a formação). Começaram fazendo sucesso nos bailes universitário, e com isso seu som mais roots (se comparado ao som cheio de teclados de bandas como Mastruz com Leite, Capim com Mel e afins) passou a ditar tendência para as outras bandas do circuito, instituindo o movimento musical.

Aqui no Rio, a cena forrozeira universitária era dominada pelo Falamansa (já falada aqui pelo Surfista). Eu por exemplo só conhecia o "Xote dos milagres" e "Rindo a toa", ambos do Falamansa. Até que estava eu assistindo a um programa da MTV chamado Fica comigo (apresentado pela Fernanda Linda, uma das poucas magrelas da TV que me tiram do sério), e um dos participantes dedica a menina com quem ia ficar a música "Um anjo do céu", do Maskavo Roots (banda de reggae lá de Brasília), só que em versão forró. Eu nunca tinha ouvido, e gostei DEMAIS da versão (sei lá, acho que em outra encarnação eu tocava acordeon, só pode!). Googleando daqui e dali, descobri que era do Rastapé. No entando, só fui ver CD deles à venda em Brasília, onde suas músicas eram figurinha fácil nas noites de forró.

O CD, que vem a ser o segundo gravado pela banda, é constituído só de composições próprias (com exceção de "Um anjo do céu"). Tem uma ou outra música mais acelerada, mas em sua maioria é composto por xotes lentinhos. Gosto muito desse CD, que morou muito tempo no meu carro. Aqui no Rio, no entanto, muita gente só conhece as 3 músicas que se sobressaíram dele: "Colo de menina", "Luau em Dunas" e "Beijo roubado".

A faixa que mais ouvi neste disco
"Luau em Dunas"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Mesmo ouvindo bastante esse CD, alguns do Falamansa, um outro do Rastapé do qual vou falar dia desses, além dos clássicos de Gonzagão e companhia, eu continuo não sabendo dançar forró... :/

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Maria disse...

te ensino.


[mintira!]

Navegante disse...

óia que eu cobro!