BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 21 de abril de 2011

#206 Coldplay, "Parachutes"

Não tenho nenhum história marcante com "Parachutes", mas poderia ter. O primeiro disco do Coldplay jamais embalou minhas fossas nem foi associado a qualquer musa. Nenhuma das faixas foi companheira de madrugadas insones. Jamais fiquei de porre com estra trilha sonora. Nadica! É uma pena, pois este CD é generoso para estas situações. Como diria a querida Maria, "é de molhar a calcinha".

Pois bem, "Parachutes" é um CD fora de série. Sofisticado, melódico, bem produzido, britanicamente blasé e altamente pop. Sem muito esforço, emplacou muitas das suas 10 faixas nos Top 10 da vida. "Don't Panic", "Yellow", "Trouble" e "Shiver" tocaram uma enormidade e, creio eu, viraram clássicos. Por outro lado, os detratores se armaram com as críticas de que o Coldplay era um clone-açucarado do Radiohead. Entre afagos e ataques, Chris Martin e seus blue caps mostraram que não entraram no Olimpo da música por acaso.

Eu, particularmente, acredito que o Codlplay é uma das raras bandas que mantém uma carreira coesa. De "Parachutes" ao recente "Viva La Vida", os discos seguem uma mesma linha musical. Todos têm alicerces em canções pops, mas que não abrem da criatividade e qualidade. Ponto para eles!


A faixa que mais ouvi neste disco
"Yellow" é de uma "fofice" comovente. Gosto muito de "Don't Panic" também.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Seguindo as lições do titio Bono, o Coldplay também é ativo politicamente. A banda já manifestou apoio às causas da Anistia Internacional, Oxfam e à campanha Make Trade Fair, dentre outras ações.
Curiosamente, o Coldplay ainda é considerado uma banda alternativa. Tenho cá minhas dúvidas.

Um pedacinho do disco

4 comentários:

Navegante disse...

Já eu tenho minhas presepadas com Don't Panic e Shiver...

Maria disse...

vou começar a cobrar R$ 0,01 cada vez que meu nome aparece aqui, hein? rs

uma amiga me chamava de yellow - porque na época que um grupo se conheceu via orkut (o grupo de onde veio a a ju sandres), eu não fui aos primeiros encontros e aí eu era a que amarelava... logo virei a maria yellow. e um dia, no bar, ela pediu pro dono colocar esse música pra mim, ficou cantando, fofa.

e aí a minha pessoa até manteve a letra da música durante um tempo no "about me" do orkut (pobreza! hahaha).

PS: palavra da verificação: QUENT

ui!

Surfista disse...

Revele-as, caro Navegante!

Navegante disse...

"Don´t panic" eu ouvia muito com uma ex, cujo relacionamento começou via internet e foi uma das que dediquei a ela numa dessas maratonas de MSN madrugada adentro (a outra foi "Amor de loca juventud", do Buena Vista Social Club) :D

E Shiver lembra uma época bem maneira da minha vida, alguns anos depois (a descobri quando parei de ouvir sempre as mesmas do Parachutes e resolvi ouvir o disco inteiro de novo)