BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 2 de abril de 2011

#187 Trilha Sonora, "Forrest Gump"


Na década de 90, as telas do mundo inteiro foram invadidas pelo fenômeno Forrest Gump. Filme ganhador de vários Oscars, "Forrest Gump" conta a história de um menino americano de mesmo nome de QI muito baixo, mas que não o impediu de ser coadjuvante de vários momentos da história americana na segunda metade do século XX. Costumo dizer que é uma ode ao americano médio: bem sucedido e cheio da grana, apesar de ter um QI de ameba.

Uma das principais características do filme foi narrar cada trecho da história americana (e consequentemente da participação de Gump nela) embalado por grandes sucessos da época. Logo, é um verdadeiro compêndio do melhor da música nos anos 60, 70 e 80. Desde então, certas músicas que eu já conhecia me remetem na memória a momentos impactantes do filme. Sensação igual eu tive com pouquíssimos outros filmes (um deles foi o "Pulp Fiction", que o Surfista detalhou aqui há uns meses)

A trilha sonora tinha tanta saída na época que foi lançada que demorou muito até chegar num preço promocional: chegava nas lojas e acabava em pouco tempo. Outro fator encarecia: veio em CD duplo. Por isso, nem esperei muito pra comprá-lo. Apesar de vir com 32 músicas, algumas importantes ficaram de fora, como "People are strange" (The Doors) e "Hey Joe" (Jimi Hendrix). Mesmo assim, acho muito prazeroso colocar cada CD pra tocar e vir avançado na história música a música, desde "Hound dog" (Elvis Presley) até "Mrs. Robinson" no primeiro CD, e desde "Volunteers" (Jefferson Airplane) até a música tema do personagem, composta por Alan Silvestri no segundo CD.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Fortunate son" - Creedence Clearwater Revival e "Turn, turn, turn" - The Byrds

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Já me identifiquei com Forrest Gump há um tempão. Não por ter QI baixo (pelo menos eu acho), mas por ter tido uma 'Jenny' na minha vida. A minha não morreu, mas seguiu o caminho dela.

Um pedacinho do disco:



3 comentários:

Maria disse...

todo mundo se identificou com o forrest por ter uma jenny na vida. é uma presepada coletiva.

realmente, uma das muitas delícias desse filme é a trilha sonora.

beijo de aniversário (outro), do fundo do oceano!

Surfista disse...

Caramba, foi teu aniversário? Parabéns atrasadão!!!


Ah, sobre o disco, a trilha é realmente muito boa, mas peguei implicância ao filme. Na época, ele ganhou o Oscar e outros prêmios de "Pulp Fiction", que eu ainda julgo infinitamente melhor.

Navegante disse...

Foi no dia 2! Valeu, cara!

Eu confesso que prefiro (e preferi) o Pulp Fiction, mas não a ponto de implicar com o Forrest Gump