BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 4 de julho de 2011

#280 Elba Ramalho, "Solar"

Putz, passaou o mês do São João e não postei nenhum CD de forró. Com pequeno atraso, vamos tentar remediar esta falta. Porém, "Solar" não pode ser classificado apenas como "forró".

Para comemorar seus 20 anos de carreira, Elba Ramalho mergulhou em um projeto ambicioso: um CD duplo produzido durante as festas juninas de 1999 (em Salvador e em Montreux), com gravações em estúdio, registro ao vivo e participações muuuuito mais do que especiais. Já conversei sobre a paraibana como o Vulgo Dudu (do blog Cinéfio, Eu?) e chegamos à conclusão de que ela é soberana das suas canções e da música regional nordestina. Por mais que passeie com desenvoltura pela MPB, é no cancioneiro popular do Nordeste que Elba tira onda. "Solar" pega um pouco dos dois universos.

Acho o disco de estúdio é corretinho, com arranjos comportados e espaço para a sua força de intérprete brilhar. Tudo muito polido e os duetos são legais. Elba convocou uma tropa de elite da música brasileira: Chico Buarque (”Não sonho mais”), Zé Ramalho (”Ave de prata”), Lenine (”Nó Cego”), Nana Caymmi (”Imaculada”), Geraldo Azevedo (”Kukukaya”), Margareth Menezes (”Quem é muito querido a mim”) além de Dominguinhos (”Retrato da vida”) e Alceu Valença (na inédita “Trem das ilusões”).

Mas vamos à melhor parte da parada. É no registro ao vivo que Elba deita e rola. Com a energia que pontua os seus shows, o disco 2 de "Solar" é um esculacho! De bem com as raízes nordestinas, estão gravadas "Avohai", "Pisa na Fulô", "Leão do Norte", "Pagode Russo", "Forró do Xenhenhém", "Morena da Angola" e mais uma cacetada de músicas agitadas. Então, tá. Se você estiver num momento calmo, taca o disco 1 na vitrola. Se quiser um som mais elétrico, bota o disco 2 sem medo de ser feliz.

A música que eu mais ouvi neste disco
No disco 1, gosto de "Cajuina" e "Não sonho mais". No CD2, me amarro no pout-pourri de "Pisa na Fulô", "Chororô" e "Pé de Serra".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Nos tempos em que trabalhei com música, tive a oportunidade de fazer um chat para o portal Terra e uma entrevista exclusiva com Elba. Ambas foram ótimas e fiquei ainda mais fã dela. A lembrança foi um autógrafo no meu CD "Solar".
Não, Elba não estava pelada nos encontros.

Um pedacinho do disco


1 comentários:

Navegante disse...

Eu vi um show da Elba por acaso. Quando inauguraram um dos prédios que a empresa onde trabalho ocupa, contrataram a Elba pra inaugurar o auditório, fazendo um pocket-show para os empregados. SEN-SA-CIO-NAL !

Bons tempos de vacas gordas (antes da crise de 2008)