BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 14 de julho de 2011

#290 Coletânea, "Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio"

Já comentei aqui, mas vale repetir: fui criado em um ambiente musical. Enquanto meu pai era mais conservador, curtindo os seus discos do Roberto Carlos e do Chico Buarque, minha mãe cultivava uma certa rebeldia, que despejava em mim. Ela era fã do Gil, Caetano, Pink Floyd, Queen e Raul Seixas. Quando eu tinha uns 12 ou 13 nos, ela apareceu em casa com um CD do Raul Seixas. "Guarda isso, pois seu pai não gosta de Raul Seixas", ela me deu como se fosse um segredo nosso. Eu guardei e ouvia quando não tinha mais ninguém em casa.

Na verdade, "O Início, o Fim e o Meio" era um disco-tributo, mas de altíssimo nível. Para interpretar as melhores músicas de Raulzito, foram convidados RPM (em mais um dos seus milhares de retornos), Caetano Veloso, Barão Vermelho, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Nenhum de Nós, Ultraje a Rigor, Cidade Negra e Adriana Calcanhoto (na época, com apenas um "t"). Entre os menos conhecidos, Vange Leonel (que vinha do sucesso de "Vamp") e Comando Negri. Quem? Não sei.

O disco é bem legal e as versões são dignas. "Tente Outra Vez", com o Nenhum de Nós, ficou emocionante, e o Ultraje a Rigor foi saliente no ponto certo para tocar "Rock das Aranhas". Entre os medalhões, Caetano, Ney Matogrosso e Alceu Valença recriam com brilhantismo "Ouro de Tolo", "Metamorfose Ambulante" e "Como Vovó já Dizia".

Enfim, "O Início, o Fim e o Meio" é um disco carregado de nostalgia.


A música que mais ouvi neste disco
Quando eu era moleque, adorava "Tente Outra Vez". Depois de burro velho, curto a poesia de "Ouro de Tolo".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Na contracapa do disco, quase que imperceptível, há a inscrição "Rock n'roll will never die", autoria de Neil Young.
No encarte, há um recado do parceiro e mago, Paulo Coelho. É um recado grandão e não rola de transcrever tudo. Quem tem o disco, lê. Quem não tem, chupa o dedo.

Um pedacinho do disco

0 comentários: