BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 7 de julho de 2011

#283 Trilha Sonora, "Uma lição de amor (I am Sam)"


Lançado em 2001, o filme "Uma lição de amor" nos traz uma história comovente: o personagem Sam (interpretado por Sean Penn) tem um problema de retardo que lhe confere o desenvolvimento mental de uma criança de 7 anos. Sam leva uma vida normal dentro de suas limitações (trabalha na Starbuck's fazendo tarefas banais) e tem uma filha de 7 anos (abandonada pela mãe), que ele cria a duras penas com a ajuda de amigos. Por conta de um "acidente", Sam é preso, e em virtude de suas limitações começa uma batalha judicial onde as autoridades questionam sua competência para criar a filha Lucy e tentam tomar-lhe a guarda.

Ok, eu não estou aqui para falar de cinema, certo? Mas esse preâmbulo foi necessário: uma das características principais de Sam é ser totalmente aficcionado pelos Beatles. Tanto que sua filha foi batizada com o nome de Lucy Diamond, em homenagem à música célebre do disco "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band". E em consequência disso, a trilha sonora é uma ótima coleção de versões de músicas dos Beatles cantadas por artistas contemporâneos.

Eu que sou um declarado purista quanto a covers (já falei isso aqui outro dia) gostei bastante da trilha sonora como um todo. Destaque para "You've got to hide your love away" (Eddie Vedder), "I'm looking through you" (The Wallflowers, que são mais conhecidos pela música tema do seriado Friends), "Lucy in the sky with diamonds" (Black Crowes) e "Blackbird" (Sarah McLachlan, divina)

A música que mais ouvi neste disco
"You've got to hide your love away"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A idéia original de Sean Penn (que além de interpretar Sam é o diretor do filme) era usar canções originais dos Beatles no filme, e consequentemente na trilha sonora. No entanto, a questão dos direitos autorais das músicas da banda ainda eram um imbróglio insolúvel (não sei se isso mudou, mas acho que não), e por isso ele optou por chamar alguns artistas para gravar as versões. Na minha opinião, deu um tchan a mais - eu por exemplo já tinha o CD há muito tempo quando vi o filme.

Um pedacinho do disco:

0 comentários: