BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 12 de julho de 2011

#288 R.E.M., "Collapse Into Now"

Hoje, noite fria de julho de 2011, saí do trabalho querendo fazer algo que não fazia há muito tempo: comprar um disco na FNAC. Andei até lá com um alvo em mente: "Only by the Night", do Kings of Leon. Para minha decepção, a FNAC não é mais a salvação da lavoura de outros tempos. Até encontrei outros CDs da banda lá, mas não o que eu queria. Plano B: o álbum novíssimo do R.E.M. , "Collapse into Now". Barbada! Os caras não me desapontam.

Neste preciso momento, escrevo acompanhado de um copo de whisky e "Collapse into Now" preenchendo o apartamento. Confesso que é uma noite melancólica, cheia de saudade. Combina certinho com o R.E.M. e seu universo musical. Escrevo ouvindo o disco pela primeira vez, experiência que tive com "All Things Must Pass", do George Harrison, quando ainda respirava ares irlandeses. Pois então, o destino sabe o que faz. Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills são mais adequados ao momento que a testosterona do Kings of Leon.

Bom, passei pelas três primeiras faixas ("Discoverer", "All the Best" e "Überlin") com simpatia, mas sem grande impacto. Eu só me encantei para valer por "Oh My Heart", a quarta música do disco. Logo na sequência, a guitarra acústica de outros tempos retorna em "It Happened Today". Deliciosa! Mais um gole de whisky e chegamos à otimista "Every Day is yours to Win". Segue o jogo e "Mine Smell Like Honey" sacode o ouvinte que estava na vibe contemplativa das canções anteriores. Encerrada o barulho, voltamos à serenidade com a linda "Walk it Back", cheia de saudade e no meu espírito atual. Sinto que ouvirei muito esta canção. Mais Johnnie Walker!

E chegamos a uma sequência agitada do disco. "Alligator_Aviator_Autopilot_Antimatter" e "That Someone is You". Se em "Man on the Moon", o R.E.M. presta uma homenagem a Andy Kaufman, em "Collapse into Now" o muso é Marlon Brando: "Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I". Coronel Kurtz ficaria orgulhoso. Um brinde a ele! Mais um copo de Red Label. Para encerrar o CD, "Blue" é lisérgica e psicodélica.

Acabou o disco, que é feito do R.E.M. para os seus fãs e não para o povão. Quem já acompanha a banda, vai ficar satisfeito. Quem é marinheiro de primeira viagem, vai estranhar. Vou tomar mais um copo de whisky.

A música que mais ouvi neste disco
Como voltei à faixa 4 para mais um confere, "Oh My Heart" venceu.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Definitivamente, a FNAC não é mais a mesma. "Collapse into Now" foi o plano B da noite e não o encontrei lá. Fui achar o disco na Americanas velha de guerra.
Eddie Vedder (Pearl Jam), Peaches e Patti Smith participam discretamente do disco.

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Navegante disse...

Esse disco foi uma volta ao R.E.M. classudo que conhecemos, e seu post brindou (literalmente) a esse retorno! Show de bola

BTW, a minha queridinha nesse disco é "It happened today", que me lembra muito as músicas do "Life's Rich Pageant"