BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 6 de julho de 2011

#282 The Cranberries, "Wake Up and Smell the Coffee"

Se existisse uma categoria "banda fofinha", o Cranberries seria um dos seus principais representantes. Só que a voz doce de Dolores O'Riordan não é algo piegas, cuti-cuti. Durante a faculdade, esta foi um dos meus grupos favoritos. Era um tempo de "Ode to my Family", "Linger", "Zombie", "Ridiculous Thoughts" e por aí vai. Só que nunca tive um bendito CDzinho dos caras. Bom, não até "Wake Up and Smell the Coffee".

Comprei este disco em um site, talvez o Submarino, e mal sabia eu que se eu esperasse mais, não teria chance. Lançado em 2001, "Wake Up and Smell the Coffee" foi o derradeiro CD da banda. Depois daquele álbum, o Cranberries virou uma banda "de antigamente". Eu nunca soube ao certo a razão do fim, mas, seja lá o motivo, foi melhor assim. Foi como o craque de futebol que se aposenta no auge, na melhor fase.

O disco, assim como os quatro anteriores, é bem legal. Tem tanto canções melancólicas que vibram na voz da Dolores, quanto canções com uma pegada mais forte.

A música que mais ouvi neste disco
Gosto muito de "The Concept", música doce, suave e apaixonante.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Nada de mais. "Wake Up and Smell the Coffee" tem duas faixas-bônus: uma gravação ao vivo de "Salvation" e uma regravação de "In the Ghetto", do Elvis. Pequenos tesourinhos para os fãs.
Em 2009, o Cranberries anunciou um retorno para alguns shows. Até passou pelo Brasil, mas eu perdi. É um dos raros shows que eu lamento não ter ido. Eu trocaria uma noite na plateia do Cranberries pela que desperdicei vendo Bob Dylan.
Uma das coisas que mais me chama atenção nos Cranberries é a dança desengonçada de Dolores O'Riordan. Parece um Renato Russo descompassado.

Um pedacinho do disco

3 comentários:

Anônimo disse...

está é aquela banda de uma musica

Cranberries Brasil disse...

Que post bacana! Wake Up é um ótimo álbum. Agora, esse comentário anônimo de que esta banda é aquela de uma música só deveria ser deletado sem dó. Chega a doer o desconhecimento musical de uma banda que emergiu na cena alternativa já com Linger e Dreams, dentro do movimento de bandas irlandesas e britânicas, em 1990-1992, e depois se reinventou ainda melhor com um dos melhores discos da década de 90, No Need To Argue, trazendo Zombie, Ode To My Family. E depois trocou toda a áurea de banda fofa para investir num som pesado e obscuro no álbum To The Faithful Departed. Em 1999, ainda construíram o que a crítica considerou o melhor álbum do grupo até então, Bury The Hatchet. Agora, preparem-se, "Roses", o sexto álbum da banda, aterrissa em 12 de fevereiro do ano que vem, e já conhecemos a capa e o primeiro single. Mas o que esperar de alguém que avalia em seu comentário se uma banda é boa por ter música conhecida ou não? Nada...

Surfista disse...

Obrigado! Fico feliz em receber um elogio de quem entende de Cranberries muito mais que eu. Fico feliz também em saber que vem mais um álbum por aí! Vou ficar de olho!