BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 14 de novembro de 2010

#048 Midnight Oil, "10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1"

Início dos anos 90, acontece o grande boom da indústria de CDs. E eu entrei na onda direitinho: não podia passar numa filial das Lojas Americanas sem levar uns 3 pra casa. E foi justo numa dessas visitas que me deparei com esse CD do Midnight Oil. Nessa época, eu já tinha o Blue sky mining, e conhecia outras 2 músicas que tocavam na Fluminense FM ("Beds are burning" e "The Dead Heart", do CD Diesel and dust, do qual falarei mais pra frente), mas nunca tinha ouvido falar desse outro. Como naquela época não existia internet (muito menos MP3), resolvi arriscar e comprar o CD. E foi uma das vezes que armei e me dei bem.

"10 to 1" (como é conhecido resumidamente) foi o disco que colocou os Oils de vez nas paradas australianas (antes eles eram alternativos até mesmo para o público de lá), e deixa bem claro o discurso politizado da banda. Independente dessa mensagem, musicalmente é um disco com rocks contagiantes e algumas baladas gostosas de ouvir. Gostei da maioria na primeira audição (exceto "Power and the passion", que eu nunca cheguei a curtir), e logo gravei uma fita pra ouvir no ônibus a caminho do remo e da faculdade. Na época, eu já tinha idade pra tirar carteira, mas eu simplesmente não pensava nisso. Podia até dizer que eu já tinha uma mentalidade de pensar no coletivo, na otimização de recursos, mas na verdade eu era desligado mesmo.

A faixa que mais ouvi neste disco
"US Forces", pra mim a música mais equilibrada do disco

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Assim como aconteceu com as músicas do Blue sky mining, na minha cabeça eu relaciono as desse disco diretamente aos meus tempos iniciais no remo. E "Maralinga" é a faixa desse disco que me transporta automaticamente a essa época: acordar bem cedo, treinar forte, falar umas besteiras no café da manhã, e nas manhãs de sábado e domingo jogar futebol com o pessoal do clube no campinho ali perto, na saída do Rebouças. E também foi importante incentivo quando estava afogado no sedentarismo, pois me lembrava que era possível voltar. Cheguei lá uma vez, chegaria de novo.

Um pedacinho do disco:


1 comentários:

Renata Fern disse...

Saudosa rádio fluminense...
Mas não conheço esse cd.