BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

#037 Trilha original da peça "Os Saltimbancos" (Chico Buarque)

Essa vem do fundo do baú, mas muita gente contemporânea conhece. Sim, eu fui na primeira montagem dessa peça, no final da década de 70 (embora lembre muito vagamente). Mas mais do que a peça, a versão cantada (pra mim é mais do que mera trilha sonora) lançada por Chico Buarque acompanhou e marcou toda minha infância. Baseados no conto 'Os músicos de Bremen', dos irmãos Grimm, os italianos Luís Enriquez e Sérgio Bardotti (além de Chico) adaptaram a história mudando o nome para 'Os Saltimbancos'. Ao retornar ao Brasil, Chico gravou as canções com Nara Leão fazendo a gata, sua irmã Miúcha fazendo a galinha, 2 integrantes do MPB4 (Magro e Rui) fazendo o jumento e o cachorro, e filhos de Chico fazendo coral infantil.

Não sei se forço a barra em dizer isso, mas esse disco é muito mais do que uma obra infantil, venerado por gente de todas as idades. Talvez as pessoas de mais idade tenham a mesma relação emocional que eu com as músicas, e por isso também gostem. Mas fato é: experimente jogar os versos "Nós gatos já nascemos pobres / porém, já nascemos livres" num bate papo de bar ou numa rede social (twitter, facebook, etc). Sempre aparece mais marmanjo dizendo que se amarra, completando com "senhor, senhora, senhorio / felino, não reconhecerás".


A faixa que mais ouvi neste disco
"A cidade ideal", por causa desses versos:

"...Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças..."

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Alguns anos depois (década de 80), os Trapalhões fizeram um filme que é uma "livre adaptação" da história, e contaram com a participação de Chico. Da trilha original, duas músicas foram aproveitadas: "História de uma gata" e "Minha canção", cantadas por Lucinha Lins na versão dos Trapalhões

Um pedacinho do disco

3 comentários:

Surfista disse...

Por um acaso, a garotinha que aparece no vídeo (2:31) é Silvia Buarque, filha?

Aliás, não se fazem mais discos infantis como antigamente. "Saltimbancos" é sensacional...

Navegante disse...

Ela mesma!

E 'Saltimbancos' eu vou guardar pra filhos e netos, com certeza

Renata Fern disse...

Verdadeira obra de arte. Eu me sinto privilegiada em relação às crianças de hoje em dia emburrecidas pelas canções do patati e patatá... arghh!!!