BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

#059 Caetano Veloso, "Circuladô Vivo"

Aos 15 anos, eu ganhei um violão. Era um DiGiorgio reluzente e lotado de possibilidades. Imediatamente, pensei em quantas gatinhas eu iria pegar assim que aprendesse a dedilhar "Como Eu Quero", do Kid Abelha, ou "Você É Linda", do Caetano. Comecei algumas aulas em uma escola clássica de violão em Petrópolis. Na sala, estudávamos eu, uma garota e um menininho que mandava muito bem no cavaquinho. Só que o professor devia me achar com cara de pagodeiro e só me passava sucessos do Só Pra Contrariar, Raça Negra, Art Popular e Molejo. Pô, cadê o Kid Abelha?

Tal e qual um Daniel-san paciente e sedento pela arte da viola, eu aprendia a tocar os pagodes todos. Nada de Eric Clapton ou da Legião Urbana. No meu calvário, a parte legal era trocar figurinhas com a menina, que sacava muito de música e curtia os mesmos sons que eu. Numa dessas, ela me recomendou o "Circuladô Vivo", do Caetano. Chegou a me emprestar o CD duplo e adorei. As bolachinhas eram recheadas de músicas bacanas.

Além dos sucessos do baiano, "Circuladô" tinha Michael Jackson, Djavan, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Bob Dylan, Ary Barroso, Roberto Carlos e até Carlos Gardel. Eu me tornei fã do Caetano e, com o tempo, passei até a aturar as suas polêmicas eventuais. Como artista, o filho da Dona Canô é sublime. Ele expressa a música brasileira como poucos - se você me permite a ousadia do excesso.

Ah, até hoje não sei tocar "Você É Linda", mas o violão ainda está guardado.

A faixa que mais ouvi neste disco
Obviamente, "Você É Linda". Nem preciso explicar, né? Como é bonitinha essa música, tão certinha.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Não peguei a colega de aulas de violão. Na verdade, nunca a chamei para sair. Eu era um garoto tímido.
Uma vez, eu tinha vasto interesse em uma mocinha. Sem saber o que fazer, escrevi um bilhetinho com um verso: "Você me deixa a rua deserta, quando atravessa e não olha pra trás".

Um pedacinho do disco:





5 comentários:

Rui Santos disse...

É um crime ter um Di Giorgio e não tocar todo dia...hehehehe, brincando...é que eu só tenho um tonante em casa, apesar de tocar há 6 anos...

Navegante disse...

Me dei de aniversário um Di Giorgio (estudante nº18) esse ano, mas to praticando muito pouco... :|

Surfista disse...

Creio que é exatamente o mesmo modelo do meu DiGiorgio!

maria disse...

hummmmmmm, só presepadas... presepadas fofinhas, diga-se!

Renata Fern disse...

Eu sou frustrada nessa parte, não sei tocar nenhum instrumento, se bobear nem caixa de fósforo. Não me lembro exatamente quando Caetano entrou na minha vida pra ficar,só sei que se eu tivesse recebido o tal bilhetinho teria me apaixonado fácil por vc! Hahaha...