BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

#060 R.E.M., "Murmur"

Comecei a me encantar com o R.E.M. ao ouvir 'It's the end of the world as we know it', finalzinho dos anos 80. A partir daí, fui voltando na história da banda, a buscar seus discos anteriores. Numa época sem napster, mp3 ou coisa parecida, recorri a um amigo músico, que gravou pra mim uma fita cassete com as prediletas dele. Era realmente uma coletânea, com músicas dos 6 discos lançados pela banda até então. Junto com a fita, uma recomendação: "se quiser ouvir um disco realmente magistral, comece logo pelo primeiro de todos". Dito e feito: fui aos EUA em 1995 numa viagem Miami-Orlando-Disney-eletrônicos-dólar barato, e dentre os quase 20 CDs que trouxe, estava o "Murmur", primeiro longplay da banda (após o sucesso do EP Chronic Town).

Coloquei pra ouvir e fiquei atônito: clima introspectivo, com baixo melódico conduzindo a música, guitarras complementando sem roubar a cena e vocal inspirado com letras cheias de metáforas. Sim, AQUILO era o R.E.M. que eu ouvi na fita cassete, apesar de diferente das que faziam sucesso na época ("Stand" principalmente, do 6º disco - Green). Muito agradável a ouvidos viciados tanto em The Cure quanto em U2. De apelo mais pop, só a faixa de abertura ("Radio Free Europe"), que eu particularmente enjoei rápido. Ouvi o disco inteiro várias vezes, e dou destaque a "Moral Kiosk", "Pilgrimage", "Talk about the passion" (quem curte uma linha deprê com certeza se amarra nessa aqui) e "Shaking through". Além de mim, o fã clube oficial do R.E.M. destaca também "Perfect Circle", a ponto de pedir sua inclusão num acústico MTV da banda nos anos 80.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Perfect Circle", pra mim a grande preciosidade desse disco. Até hoje, está no meu Top5 de músicas bonitas

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Em 2006, passei um fim de semana numa capital do Sul do Brasil. Viagem guerreira: ida de avião e volta de ônibus. Fim de semana memorável, daqueles perdidos no tempo que você sempre vai lembrar com carinho e pedir pra jamais esquecer. A minha anfitriã não conhecia bem R.E.M., que eu fiz questão de apresentá-la. Na época, ela se viciou rapidamente na banda, tornando-se uma das prediletas dela (não sei hoje). E na volta pro Rio, ao ouvir o playlist que eu fiz pra ela, fiquei com "Sitting Still" na cabeça. E é a música que sempre me faz lembrar daqueles dias.

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Surfista disse...

Com perdão do clichezaço... o R.E.M. é uma banda que fica melhor com o tempo. Mas ainda assim, seus primeiros anos são memoráveis.

Aliás, o R.E.M. é uma banda cuja discografia inteira (salvo alguns pequenos deslizes) vale um confere.

Surfista disse...

Em tempo... também descobri o R.E.M. com "It's the end of the world (as we know it)"

Navegante disse...

Especialmente a partir do 'Automatic...' (que pra mim ainda é o melhor de todos)

Renata Fern disse...

sei nada da banda, dio santo!