BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 16 de novembro de 2010

#050 Chico Science & Nação Zumbi, "Afrociberdelia"

Chico Science & Nação Zumbi surgiram na cena musical brasileira cercados por algum preconceito. Afinal de contas, o mercado estava já viciado em acolher artistas nordestinos tocando ritmos nordestinos, e de repente surge Chico Science com toda uma estética diferente para o mainstream brasileiro: o tal do manguebeat. Mal sabiam os mais chatos que o manguebeat era muito mais que uma nova modinha alternativa. E eu fui um desses chatos, que na época ouvia rock demais e música brasileira de menos. Admito: fui influenciado negativamente pelo clipe de "A cidade" (do disco 'Da lama ao caos'), que era tocado com uma insistência irritante na MTV. Além disso, o maracatu não entrou de primeira nos meus ouvidos, e com isso eu tive um certo preconceito na época. Pior pra mim.

Em paralelo, Chico Science foi ganhando cada vez mais destaque na cena musical nacional, e em consequência disso foram contratados para se apresentar em um dos dias do Hollywood Rock de 1996. E lá fui eu pro festival no 3º dia de festival, indo ver bandas de reggae mais pra acompanhar uma menina que eu estava afim do que pelo dia em si. E na hora do Chico Science & Nação Zumbi, uma gratíssima surpresa! Não tinha como não se contagiar com a mistura de rock e maracatu dos caras! Gostei tanto que até esqueci do resto e fui correndo comprar esse CD. O disco inteiro é bem interessante, mas 3 músicas são qualquer nota: "Manguetown", "Macô" e "Maracatu atômico"

A faixa que mais ouvi neste disco
"Manguetown", apesar de ter ouvido muito "Maracatu atômico" também.


Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este foi apenas o segundo disco da banda, mas o último com Chico Science, que morreu num acidente de carro em fevereiro de 1997. A banda seguiu adiante com Jorge dü Peixe em seu lugar, que já fazia parte da banda tocando alfaia. Por motivos óbvios, agora se chamam simplesmente Nação Zumbi

Um pedacinho do disco:

3 comentários:

Rui Santos disse...

A discografia dos caras é animal...tomara que "Da Lama Ao Caos" (meu favorito) também dê as caras aqui...abraço!

Surfista disse...

Aguarde e confie!

Renata Fern disse...

Comigo foi diferente, eu gostei dos som dos caras de prima. A batida é muito boa. Eu 'acho' que estive nesse show aí que vc falou do hollywood rock, foi na apoteose??? Lembro de ter ido mas não me lembro dos shows... fui parar lá por acaso, o lance era beber e papear.