BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

#046 U2, "The Joshua tree"

Dizer que o U2 foi uma das melhores bandas dos anos 80 não é nenhuma novidade. Pra muitos, é uma das melhores bandas de pop rock de todos os tempos (e eu quase concordo com isso). Mas que tal falar do melhor disco do U2, gravado em seu auge (meados da década de 80) ?

Claro que cada um tem seu predileto (embora eu duvide que alguém idolatre o 'Pop', um dos álbuns mais controversos do grupo irlandês). Muitos inclusive elegem o 'Rattle and Hum', com muitos méritos inclusive. Já eu torço um pouco o nariz pra ele, por achá-lo "americano demais". O meu predileto é mesmo esse aqui, gravado em 1987 e que eu escuto bastante até hoje.

Basta uma olhada rápida nas faixas para ver quantas músicas fabulosas fazem parte do disco, com destaque para "Where the streets have no name" (que eu chamo de 'Melô de Brasília', pra onde vou muito desde sempre), "With or without you" (que cantada ao pé do ouvido faz tremer até a mulher mais insensível) e o hino dos solteiros desgarrados: "I still haven't found what I'm looking for". No entanto, a música que mais mexe comigo é "One tree hill", feita por Bono para o neozelandês Greg Carroll, que trabalhava na banda e morreu num acidente de moto em 1986. O tal morro de uma árvore só fica em Auckland, Nova Zelândia, daí a referência.

A faixa que mais ouvi neste disco
Disputa acirrada entre "One tree hill" e "I still haven't found what I'm looking for"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Início de 2006. Chegava ao fim um namoro bastante longo e intenso. Final complicado, pois a relação não mais funcionava para nenhum dos dois, que precisavam seguir seu caminho. Após a choradeira tradicional de um término desse quilate, deixo-a em casa e ligo o CD do carro no shuffle enquanto saio dirigindo a esmo. Lá fui eu no meio da madruga beber uma água de coco num quiosque da praia (Ipanema) e pensar na vida. E enquanto bebia, ecoavam os versos que ouvi Bono cantar na primeira música que tocou: "[...] I'll see you again when the stars fall from the sky /And the moon has turned red over One Tree Hill /We run like a river runs to the sea [...]" Ali eu entendi que nosso destino estava realmente selado, e que a vida precisava seguir adiante.

Um pedacinho do disco:

3 comentários:

Surfista disse...

Também acho o "Rattle and Hum" muito americano, mas ainda assim ótimo! "The Joshua Tree" é formidável.

By the way, eu acho o U2 uma das melhores bandas de pop-rock de todos os tempos.

Renata Fern disse...

A melhor banda, não sei, mas com certeza uma das melhores. E este CD é uma pepita tb, não? Este CD me lembra de uma paixão conturbada... O que era pra ser uma transa rendeu mais do que deveria... quando acabou, rolou uma inconformidade danada, mas.... a vida seguiu em frente e o CD continua sendo um dos meus preferidos até hoje.

Surfista disse...

Realmente, esse CD tem um "quê" de fossa, de romantismo. Curioso isso.