BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

#058 Titãs, "Acústico MTV"

A moda de fazer versões acústicas de grandes sucessos começou junto com o surgimento da MTV Brasil, na década de 1990. O primeiro foi com Marcelo Nova, vocalista do grupo Camisa de Vênus. Depois dele, os grandes artistas da MPB e do BRock (como são conhecidas as bandas de pop rock nacionais surgidas na década de 80) aderiram ao formato e entraram nessa de ganhar dinheiro com releituras de suas músicas em versão acústica. Mas só a partir da segunda metade da década de 90 é que a vocação de mina de ouro para os acústicos se consolidou, não só enchendo o bolso de muitos artistas como também ressuscitando uns que estavam esquecidos (o caso do Capital Inicial, por exemplo).

Não lembro do piloto com Marcelo Nova, mas posso dizer que do Acústico MTV Barão Vermelho (o 2º) em diante, todos os trabalhos são muito bons. Mas justiça seja feita: o grande responsável pelo boom dos acústicos foi o do Titãs. Olha que eu nem fui tão fã assim da banda - na minha adolescência eu gostava de algumas músicas, mas no overall eu preferia Legião e Paralamas. Mas o repertório, a produção e as músicas novas do Acústico MTV Titãs fazem dele uma obra prima. Por isso mesmo, é considerado um dos trabalhos mais importantes do rock nacional.

E lá estavam todos os grandes e relevantes sucessos dos Titãs - com destaque para "Comida", "Marvin", "Flores", "Diversão" e "Televisão". Pra mim faltava "Insensível" (que eu adoro), mas era melhor terem deixado de fora, ao invés de matarem a música no Acústico 2 que lançaram algum tempo depois.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Nem 5 minutos", uma das novidades do disco, que tem um apelo carnavalesco que eu adoro.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Nesse acústico começou a moda das participações especiais de outros artistas da MPB, que virou quase uma constante nos acústicos seguintes. Dele participaram Marisa Monte (em "Flores"), Jimmy Cliff ("Querem meu sangue", cuja versão original é dele mesmo), Fito Paez ("Go Back"), Marina Lima ("Cabeça Dinossauro"), Rita Lee e seu marido Roberto de Carvalho ("Televisão") e o ex-integrante Arnaldo Antunes (em "O Pulso"), lembrando que até então só ele tinha saído da banda.

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Maria disse...

vc diz que "nem 5 minutos" tem um apelo carnavalesco (e, de fato tem), mas talvez vc nem imagine a minha percepção...

pra mim essa música tem um 'apelo bachiano'.

Navegante disse...

Bach e carnaval, olha que música eclética! :D

Surfista disse...

Acho que o Acústico foi o último grande momento dos Titãs. Foi a releitura definitiva de uma carreira muito legal.

Vejo "Epitáfio", que veio anos depois, como a pá de cal, o fim da festa, a última dança dos Titãs...

Renata Fern disse...

Eu ouvi muito este CD assim que lançou. Ao contrário de vc, sempre preferi Titãs e Paralamas, Legião ficava pra escanteio.
E a brommelia atentou bem, esta música tem um quê de Bach sensacional. Estou até ouvindo de novo pra tirar a teima... demais!