BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 30 de novembro de 2010

#064 The Beach Boys, "20 Good Vibrations - The Greatest Hits"

Simplesmente o melhor do melhor de uma das bandas mais influentes do Pop Rock mundial. E sem exagero: artistas como R.E.M., Fleetwood Mac, Mamas and the Papas, Jesus and Mary Chain, etc; citam a banda como influência. Os Beach Boys são também os "avôs" do que costumam chamar de surf music, talvez por ser a primeira banda a cantar o esporte abertamente em suas músicas. Incluindo aí "Surfin' USA", que dispensa apresentações.

Quando fui aos EUA nos tempos áureos do Plano Real, estava aproveitando a cotação 1 US$ = 1 R$ pra comprar de tudo um pouco. No meu caso, CDs, camisas e peças pro computador (trouxe de lá praticamente um PC completo, desmontado). Dentre os muitos CDs, bati o olho nessa coletânea e comprei sem pensar duas vezes. Custou a bagatela de US$7, quando na época os CDs aqui custavam entre R$12 (catálogo) e R$19 (lançamentos). Preço de banana mesmo!

O disco tem ao todo 20 músicas, todas lançadas entre 1962 e 1966, com exceção a "Kokomo", lançada em 1988 (trilha sonora do filme "Cocktail", do Tom Cruise). Pra uma banda da importância do Beach Boys, seria muita barbeiragem fazer uma coletânea ruim com 20 músicas apenas. O CD rodou até gastar em todos os carros que eu tive, até sua honrosa aposentadoria - depois que passei tudo pra MP3.

A faixa que mais ouvi neste disco
"God only knows", aquela que emocionou muita gente no final de "Simplesmente amor" (Love, actually), e que foi uma das músicas-tema de um namoro bastante significativo

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Wouldn't it be nice" faz o estilo alegrinha, mas passa uma mensagem bem legal do que seria um relacionamento bem sucedido. Não por acaso é uma das músicas mais importantes da trilha sonora do filme "Como se fosse a primeira vez" (50 first dates) e foi sabiamente escolhida como a música de encerramento da cerimônia de um casamento de amigos meus em 2006. Sempre que ouço lembro deles e quando possível mando um recado (eles hoje moram fora do país)

Um pedacinho do disco:


2 comentários:

Surfista disse...

Beach Boys ainda é uma banda emblemática. O estilo praiano foi inovador e fez escola. Ainda hoje, acho que só os australianos conseguiram fazer algo parecido.

Renata Fern disse...

Eu tb tiro meu chapéu pra banda! Me amarro no som deles, vou até correr atrás desse cd. :P