BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

#065 Roberto Carlos, "Detalhes" (1971)

Minha família sempre foi muito musical. Mesmo sem nenhum artista na casa, tanto o meu pai quanto a minha mãe sempre deixaram a vitrola ligada com alguma canção legal rolando. Mamãe ouvia Raul, Vinicius, Gil, Caetano, Secos & Molhados. Papai só ouvia Chico e Roberto Carlos. Aliás, praticamente só ouvia o Rei, que cresci achando a coisa mais chata do mundo.

Mas, anos atrás, descobri o disco de 1971 (Roberto Carlos dificilmente batiza os seus trabalhos, mas os classifica por anos) e meus conceitos mudaram. O carro-chefe do CD é nada menos que "Detalhes", que acredito piamente ser a música popular mais romântica do cancioneiro brasileiro. E olha que na mesma pegada, o repertório deste álbum ainda tem "A Namorada", "De Tanto Amor", "Se Eu Partir" e "Amada, Amante". Cada uma mais apaixonada que a outra.

Mas se você não quiser se rasgar de tanto amor, ouça a paterna "Traumas", a homenagem ao mano Caetano "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos", a biográfica "Como Dois e Dois" (do próprio mano Caetano) e uma certa black music espetacular. "Todos Estão Surdos" é swing puro, daquelas que anima o baile e faz dançar.

Roberto Carlos e Papai Noel são os símbolos do fim de ano. Foi Roberto Carlos que reconheceu o valor das gordinhas, baixinhas, míopes, mulheres de 40 e outras musas fora da ditadura da beleza. Roberto Carlos não usa marrom. Roberto Carlos tem TOC. Roberto Carlos é o Rei.

A faixa que mais ouvi neste disco
Tem dúvida? "Todos Estão Surdos" apagou todas as minhas implicâncias com o Rei.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Meu pai tem o LP original de "Detalhes". Um vinilzão comprado em 1971, no ato do lançamento. Vi na internet, que alguns colecionadores pagam 300 pratas pela peça.

Um pedacinho do disco:






4 comentários:

Rui Santos disse...

Também cresci achando ele um chato...passei quase 20 anos sem ouvir as boas coisas do Rei Roberto, mas recuperei o tempo perdido e hoje praticamente sei em que disco está cada música, de tanto que os ouvi =P
A década de 1970 foi, com certeza, a melhor dele. Abraço!

Navegante disse...

Conheço esse desde o vinilzão. Minha mãe era o tipo de dona de casa que só fazia o almoço de domingo ouvindo o programa especial 'Roberto Carlos' que rolava numa rádio AM (agora não lembro o nome). FANTÁSTICO o disco!

Mas a música 'Detalhes' é de uma sutileza e ao mesmo tempo de uma profundidade poucas vezes vista... Difícil de explicar, mas diz coisas que muitos quisemos dizer ao final de vários relacionamentos

Surfista disse...

"Detalhes" é sublime. O Rei nunca foi tão Rei quanto nesta canção.

Renata Fern disse...

Incrível! Se eu tivesse que escrever um post sobre o rei na minha vida, começaria quase do mesmo jeito que vc. A diferença é que os meus pais gostam dos mesmos artistas, ouviam e cantarolavam Vinicius, Raul, Caetano, Chico, Roberto Carlos, Beatles, dentre outros.
Eu tenho vergonha de dizer que não gostava do rei quando era criança, que coisa isso!
Sobre 'detalhes', quem já amou sabe o quanto a música mexe.
Salve o Rei!