BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

#087 Jorge Ben, "Samba Esquema Novo"

Eu já tinha ouvido falar muito do lendário "Samba Esquema Novo", mas só fui ouvi-lo integralmente em meados de 2003 – 40 anos após o seu lançamento original. Meu amigo, que experiência! Ouvi o CD com as músicas puras e limpinhas, graças ao incansável Charles Gavin, batera dos Titãs, que garimpou e remasterizou todas as faixas.

Jorge Ben saiu da Zona Norte do Rio (Tijuca e Rio Comprido), enfiou o pé na porta dos clubinhos de bossa nova da Zona Sul e criou um disco antológico, revolucionário, sei lá. Faltam adjetivos. Em "Samba Esquema Novo", cada faixa é magistralmente tocada (Jorge e a banda Meirelles e os Copa 5) e cantada com a carioquice de Jorge Ben. Para você ter uma ideia, o repertório deste CD tem "Mas Que Nada", "Chove, Chuva", "Balança Pema" e "Menina Bonita não Chora".

Ao lado de "África Brasil", "Samba Esquema Novo" está entre os meus discos de MPB favoritos. Aliás, o som é um pecado rotulá-lo apenas como MPB. A música de Jorge Ben é mundial, universal, espiritual e atemporal.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Mas que Nada" é a barbada deste disco, mas sou devoto de "Por Causa de Você, Menina". Além dos agudos, Jorge canta na língua do xis.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Jorge Ben começou com um violão no colo, mas foi com uma guitarra que ele encontrou a felicidade. Hoje em dia, raras são as ocasiões em que ele dedilha uma viola.

Um pedacinho do disco:



1 comentários:

Navegante disse...

Essa "Por causa de você, menina" é ótima, mas eu não consigo ouvir muito. O vochê me irrita.

A que eu sou viciado nesse disco é "Balança pema". Tanto a versao original quanto o cover da Marisa Monte