BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

#093 Pearl Jam, "Vs."

Por mais estranho que pareça, sinto que o público é infinitamente mais exigente com o segundo disco do que com o primeiro. Deixa eu explicar: desde que comecei a me interessar por música, vi muitos artistas estreiarem com discos bem-sucedidos e sumirem na sequência das suas carreiras. Citemos o Sugar Ray, Fastball, Chumbawamba, Natalie Imbruglia e por aí vai. O "Vs.", segundo disco do Peal Jam, veio carregado com a responsabilidade de dar continuidade ao excelente CD de estreia "Ten". Em 1993, os nossos amiguinhos de Seattle não desapontaram seus ouvintes grunges ao redor do mundo.

Na verdade, muita gente (incluindo o blogueiro platinado) acha que "Vs." é ainda melhor que "Ten". Eddie Vedder está mais corrosivo, o instrumental mais vigoroso e a pegada mais forte. No repertório, "Animal", "Elderly Woman Behind a Counter in a Small Town", "Rearviewmirror" e a soberba "Daughter". No colégio, este disco valia ouro e a molecada cabeluda de camisa de flanela reverenciava Eddie Vedder e sua trupe como se fosse o messias e os santos apóstolos. O K7 da banda era obrigatório para qualquer garoto tinha aspirações a ser legal.

A faixa que mais ouvi neste disco
Adoro "Rearviewmirror", mas ainda ouço "Daughter" à exaustão.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Vs." é o nome do disco, mas ganha um doce quem achar este título na capa do CD.
Demorei muito para colocar "Vs." na minha prateleira. O álbum foi lançado em 1993, mas só comprei em meados de 2009. Vai entender...
Se o Nirvana exalava revolta contra tudo e contra todos, a subversão do Pearl Jam era politicamente correta: não faziam shows patrocinados por cigarros, lutavam contra as empresas de ingressos e queriam baratear o preço dos seus shows. Anos depois, declarariam guerra à MTV, ficando anos a fio sem gravar um clipezinho sequer.
Em 1993, começou a demanda por um show do Pearl Jam em terras tupiniquins. A espera só acabou em 2005, com várias apresentações memoráveis.

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Navegante disse...

Minha opinião bate igualzinho com a sua, se eu lesse seu post sem prestar muita atenção poderia jurar que fui eu quem escreveu (salvo seu estilo inconfundível) :D

Uma curiosidade: "Eldery woman..." é uma das músicas que eu costumo cantar quando vou ao karaoke da Rock 'n Drinks. Adoro!

Surfista disse...

Grande Starling, para mim é uma honra!