BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

#086 Radiohead, "Ok Computer"


Durante a década de 90, o Radiohead foi incensado por boa parte da mídia dedicada à cena indie como a grande banda alternativa inglesa. Eu na época só conhecia "Creep" (do primeiro disco, Pablo Honey) e uma música chamada "Pop is dead", que se não me engano só saiu em single. Sinceramente, não dava a menor bola pro Radiohead. Rolou uma certa implicância minha (assim como já tive com outros artistas, como o Strokes). Passei um bom tempo ignorando-os solenemente.

Alguns anos depois (mais precisamente em 2003), ao ver um filme francês muito legal chamado Albergue Espanhol, me deparo com uma música deliciosamente melancólica encerrando a narrativa. Fiquei com ela na cabeça um tempão, querendo saber de quem era. Fui descobrir que era "No surprises", do Radiohead. Li depois que a música era do OK Computer, tido como um dos melhores discos alternativos de todos os tempos pela mídia que puxava o sac..ops a sardinha para o Radiohead. Mesmo assim, comprei o disco. E graças a ele venci a birra que eu tinha com a banda.

Não é um disco de fácil audição, e eu não recomendo para quem está muito deprê. O disco é tão melancólico que eu não estranharia se soubesse de algum suicídio motivado por suas músicas :D Mas pra quem se amarra na doce melancolia muito habitual em algumas bandas inglesas, recomendo começar por esse disco. Pra ser perfeito, só faltava ter "Fake plastic trees" (do 2º disco, The Bends)


A faixa que mais ouvi neste disco
"Karma Police", que grudou no ouvido logo na primeira vez que eu ouvi

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A banda Easy Stars All Stars lançou uma versão cover do Ok Computer inteirinho, música a música, só que em versões reggae, ska e dub. Ouvi por acaso quando estava em um albergue em Punta del Este que era point da galera do surfe (inclusive com pranchas pra alugar). O nome do disco? Radiodread :D

Um pedacinho do disco:

1 comentários:

Surfista disse...

O show do Radiohead na Apoteose foi lendário e um dos grandes momentos da noite foi "Karma Police".