BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

#095 Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, "Tribalistas"

Conheci "Tribalistas" (o disco completo, eu quero dizer) por acaso. No Rio, Quando a polícia civil resolve descer a borracha nos camelôs é um salve-se-quem-puder. No meio de uma dessas quizumbas, um pobre ambulante fugiu deixando cair parte do seu estoque de CDs piratas. Aos pés do meu irmão, que trabalhava no Centro, caiu um exemplar Jack Sparrow do então lançamento. Naquela noite, ganhei de presente o meu primeiro (e único) disco piratão.

Na opinião do blogueiro, "Tribalistas" é a "Bruxa de Blair" do mercado fonográfico brasileiro. Opa, contextualizemos a parada: assim como o filme, o disco foi um projeto sem qualquer pretensão de um grupo de amigos que acabou se tornando um retumbante sucesso. Aliás, o próprio grupo de amigos em questão era totalmente diferente entre si. No pacotão, tinha a sofisticação de Marisa Monte, a folia de Carlinhos Brown e os experimentalismos de Arnaldo Antunes. Não é que esta mistureba deu certo?

"Tribalistas" é um trabalho muito bacana. Tem muita criatividade, canções interessantes, músicos competentes e uma harmonia incrível entre os três artistas. No repertório, "Velha Infância", "Carnavália", "Mary Cristo" e o hit "Já Sei Namorar", que tocou, tocou, tocou incansavelmente nas rádios.

"Cuíca gemeu, será que era eu, quando ela passou por mim"

A faixa que mais ouvi neste disco
"Já Sei Namorar" foi a mais ouvida, mas "Velha Infância" foi a minha preferida.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Marisa Monte tem um apelido no trio. Na lisérgica músicas "Tribalistas", eles revelam que são "Arnaldo, Carlinhos e Zé". Sim, Zé é ela.
Mesmo com o sucesso aburdo do álbum, Marisa, Arnaldo e Carlinhos nunca fizeram um turnê do disco. Pelo que sei, a única apresentação do trio foi em Paris.
Vem fácil, vai fácil. Perdi o piratão dos "Tribalistas" em uma viagem ao Pará. Anos depois, comprei um CD bonitinho e legalizado.
"Já Sei Namorar" foi hit do Carnaval de 2003. Virou um hino da pegação!
A arte do disco é assinada por Vik Muniz.

Um pedacinho do disco


1 comentários:

Navegante disse...

Esse disco tem ótimos momentos, mas na época eu implicava MUITO com ele! Pelo simples fato que minha irmã SÓ OUVIA isso no carro, saturei 'uhuuuuu' da Marisa Monte em 'Já sei namorar'