BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

#071 O Rappa, "Rappa Mundi"

"Rappa Mundi" chegou depois da metade dos anos 1990, mas ouso dizer que foi o melhor disco de rock brasileiro da década. Com as boas letras do Marcelo Yuka, bela musicalidade e o vocal cheio de personalidade do Falcão, O Rappa criou uma pequena obra-prima. Das 13 faixas do disco, pelo menos 8 se tornaram clássicas. Duvida? Então lembra de "Pescador de Ilusões", a versão da hendrixiana "Hey Joe", "Ilê Ayê", "Miséria S.A." e 'Eu Quero Ver Gol", sem citar outras igualmente poderosas.

Mesmo com sotaque e temáticas cariocas, O Rappa ganhou o Brasil com letras urbanas, com cunho social e cotidiano. Tem músicas sobre feiras, domingo no estádio, vendedores de balas nos ônibus, violência e moleques que se perdem no tráfico. O Rappa falou sobre o dia a dia no subúrbio do Rio e conquistou a playboyzada da Zona Sul. A grosso modo, acho que eles deram o mesmo recado dos Racionais MC's sem fazer cara feia.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Pescador de Ilusões".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Tive uma namorada que cantava "Pescador de Ilusões" sempre que havia uma roda de violão.
Ao operar o joelho, saí do hospital cantando "se meus joelhos não doessem mais..."
Na PUC, eu estudei comunicação com o Marcelo Camelo, na época em que ele ainda não usava barba. Certo dia, conversávamos nos pilotis da Pontifícia e disse que iria dar um pulinho na Gramophone do Shopping da Gávea para comprar um CD. Ele disse "pode comprar qualquer um, contanto que seja do Rappa". Comprei um do Wallflowers.
"Rappa Mundi" é um dos discos mais fáceis de achar nas prateleiras das Lojas Americanas. Faz sucesso até hoje.

Um pedacinho do disco:


2 comentários:

Renata Fern disse...

Eu tive uma fase de rappa que deus me livre. Só ouvia rappa dia e noite. Vapor barato foi a primeira que impregnou, em seguida todas as outras.
Assisti a uns 3 ou 4 shows da banda, todos excelentes.
E não posso ouvir 'pescador de ilusões' que lembro logo de uma amiga queridíssima, ela cantava assim pra mim: Valeu a pena Rê-Rê! Valeu a pena Rê-Rê! Tudo isso pq passamos umas férias juntas no rio, logo assim que ela terminou um namoro, dei uma força pra ela não morrer de deprê, todo fds batíamos ponto na melt e na prelude, fora a praia o dia inteiro.. ê vidão! :)

Surfista disse...

Valeu a pena, Rê, Rê!!!
rs

Muito bom!